Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa apresenta resultados do estudo "O Perfil do Autor em Portugal"

25 outubro 2018

Manuel Meirinho, Presidente do ISCSP-ULisboa, e Paulo Castro Seixas, coordenador da investigação desenvolvida pelo Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto, marcaram presença na sessão de apresentação dos resultados do estudo.

Os resultados do estudo "O Perfil do Autor em Portugal", desenvolvido pelo Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-ULisboa para a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), foram apresentados no dia 23 de outubro, na sede da SPA. Na sessão de apresentação marcaram presença Manuel Meirinho, Presidente do ISCSP e Paulo Castro Seixas, coordenador da investigação, em representação do CAPP. José Jorge Letria, Presidente da SPA, participou também na apresentação. Este é o primeiro estudo do género realizado em Portugal.

Paulo Castro Seixas apresentou os aspectos fundamentais da investigação que será entregue ao Ministério da Cultura e a outras entidades e instituições nacionais com preponderância na área da cultura para colocar em evidência as particularidades da vida dos autores como grupo social e da sua relevância na sociedade portuguesa.

A investigação do CAPP/ISCSP aponta para a necessidade de avançar para a profissionalização e consolidação dos parâmetros que determinam a constituição do autor em Portugal. No universo autoral da SPA, os homens são seis vezes mais que as mulheres, 63,5 % dos beneficiários têm nível académico superior e 46,1 % dos cooperadores se encontram na mesma situação, segundo as conclusões do estudo. Ficou igualmente demonstrada a importância da música na vida da SPA, a existência de laços familiares que ligam pais a filhos neste sector e do Porto e Lisboa serem os grandes centros urbanos onde os autores têm mais probabilidades de realizar o seu trabalho e constituir carreira. Este estudo evidencia ainda a importância crescente do digital na vida dos autores portugueses de distintas áreas.

Para mais informações, consultar aqui.