Dia Mundial do Livro - Sugestões de leitura dos colaboradores do ISCSP

23 abril 2020

No Dia Mundial do Livro, o ISCSP-ULisboa assinala esta data com sugestões de leitura dos nossos colaboradores.

Ana Santos, Área de Estudos Graduados

"O Santo, o Surfista e a Executiva" de Robin Sharma

"A minha escolha recai sobre um livro que relata a jornada de autodescoberta de Jack Valentine após uma sequência de acontecimentos que o levam a repensar a sua vida. Assim, acredito que este livro poderá ajudar os leitores a ver a oportunidade que a situação atual, nunca antes vivida por nenhum de nós, representa em termos de autoconhecimento, reconexão e redefinição da própria vida. Boa leitura."

Cátia Couveiro, Área Administrativa e Financeira

"Diário de Anne Frank", de Anne Frank

“A minha sugestão para o Dia Mundial do Livro é o Diário de Anne Frank. Considero que é um livro de leitura obrigatória sobre coragem, superação e perseverança, que nos leva a repensar os nossos valores morais. Nestes dias inusitados, a sua leitura proporciona-nos uma boa reflexão sobre os tempos de isolamento que estamos a viver e a ironia de nos preocuparmos com coisas quase banais.”

Henrique Pinto, Área de Edições e Documentação

“Tertúlia de Mentirosos” de Jean-Claude Carrière

“Tertúlia de Mentirosos de Jean-Claude Carrière (Teorema, 2000), é um livro onde encontramos histórias e contos do mundo inteiro. São contos filosóficos. Alguns ambíguos e desconcertantes. Estes contos dizem verdades que só os mentirosos conhecem. É filosofia através de pequenas histórias, um manual em que o caminho para o conhecimento é aleatório e divertido, percorrendo as melhores histórias do mundo. Uma das histórias é a do “Senhor Sim”:

Havia um homem que estava de acordo com toda a gente. Aprovava tudo o que os outros dissessem. Chamavam-lhe “senhor sim”.

Um amigo seu achando que essa atitude era sinal de fraqueza, disse-lhe um dia:

— Vê lá se tens emenda! Devias deixar de dizer sim a toda a gente.

— Eu não digo sempre sim — respondeu ele.

— Achas?

— Tenho a certeza. Quando a minha mulher diz não, eu digo não.”

Inês Calixto – Área de Estudos Pós-Graduados

“O Quarto de Jack” de Emma Donoghue

“Nesta altura tão peculiar que atravessamos, julgo que o livro “O Quarto de Jack”, da autora Emma Donoghue, se apresenta como uma boa opção de leitura.

Esta obra apresenta uma narrativa intensa, capaz de nos mostrar o pior e o melhor que existe no ser humano. Não é um clássico erudito, nem um romance intemporal, e não narra uma história alegre e divertida (o que também seria uma opção adequada para um período de afastamento social, levando o/a leitor/a a descomprimir através de uma boa gargalhada).

No entanto, presenteia-nos com o amor maternal, com a força e resiliência de uma mãe cativa, com a ingenuidade e o amor puro de um filho e, o principal motivo para ter escolhido este livro, mostra-nos que um simples quarto pode ser transformado num mundo incrível e vasto… mesmo quando inserido numa galáxia de horrores.”

Jorge Martins, Diretor Executivo

“Diplomacia” de Henry Kissinger

“Trata-se de uma obra da autoria de Henry Kissinger, político e diplomata reconhecido do século XX, cuja experiência política e diplomática decorrente da sua participação ativa em diversas negociações diplomáticas internacionais nos ajuda a compreender melhor o modo como “a arte da diplomacia” tem contribuído para a construção do sistema internacional atual.”

José Miguel Pires – Área de Cooperação e Desenvolvimento

“Sapiens” e “Homo Deus” de Yuval Noah Harari

“Celebrar o Dia Mundial do Livro é uma das melhores homenagens ao conhecimento, à arte de nos fazer refletir, ao dom de juntar palavras que criam ideias com as quais concordamos ou não e à capacidade de darmos novos Universos ao Mundo que encerramos em nós. Assim, a minha sugestão de leitura para este período de isolamento social é a díade "Sapiens" e "Homo Deus", de Yuval Noah Harari. O primeiro traça uma "História Breve da Humanidade", como nos indica o seu subtítulo, e apresenta a evolução da espécie humana em todo o seu esplendor, desde a capacidade de criar, à inevitabilidade de destruir. O segundo apresenta uma "História Breve do Amanhã" que, apesar de angustiante, fala abertamente de temas que se encontram na ordem do dia, como a biotecnologia, a inteligência artificial ou o futuro da Humanidade. Estas duas obras são um excelente exercício da relação causa-efeito e são de uma riqueza tal que nos dá uma consciência do quão ínfimos somos face ao Cosmos que nos rodeia.”

Juliana Garcia – Área de Avaliação e Garantia da Qualidade

“História de Quem Vai e de Quem Fica – A Amiga Genial” de Elena Ferrante

Estou a ler a tetralogia “A Amiga Genial”, da escritora misteriosa Elena Ferrante, que conta a história de duas amigas ao longo das suas vidas… É fantástica! A escolha desta historia começa porque primeiro vi adaptação do livro na série de televisão “A Amiga Genial”. Vi só a primeira temporada sem saber quando haveria a segunda, fiquei intrigada e quando contei a uma amiga da escola responde-me: “Tens que ler os livros” … e aqui estou, mesmo encantada.

Manuel Rodrigues, Biblioteca

“O Senhor dos Anéis” de J.R.R.Tolkien

“Um livro desta envergadura apenas posso acrescentar a extraordinária e eletrizante experiência de percorrer o mundo da terra média, onde “O velho que é forte não mirra. E que das sombras pode irromper uma luz”.

⇒ Partilhe connosco as suas sugestões de leitura no Facebook do ISCSP.