
Em 2020 assinala-se pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio, e, como forma de celebração, vai decorrer a videoconferência "Educação para a Justiça: promover uma Cultura de Legalidade nos Países e Língua Portuguesa”, no âmbito do projeto Educação para a Justiça (E4J), do qual o ISCSP-ULisboa é parceiro.
Esta webinar está marcada para as 13 horas e contará com apresentações de parceiros-chave deste projeto que está integrado no Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha.
De acordo com o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Francisco Ribeiro Telles, a iniciativa E4J “constitui um exemplo da importância das parcerias institucionais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, contribuindo simultaneamente para a afirmação da vertente estratégica e solidária que a Língua Portuguesa pode assumir no mundo”.
Para a inscrição será necessário enviar um e-mail para unodc-e4j@un.org indicando nome, instituição e país de origem.
A iniciativa E4J visa prevenir o crime e promover uma cultura de legalidade por meio de atividades educacionais destinadas a todos os níveis de ensino. Essas atividades ajudam os educadores a ensinar a próxima geração a entender e resolver melhor os problemas que podem prejudicar o Estado de Direito e incentivar os estudantes a participar ativamente nas suas comunidades e futuras profissões.
O E4J trata-se de um projeto promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) com o qual o ISCSP-ULisboa juntou forças para apoiar a tradução para português de ferramentas e materiais selecionados da Série de Módulos Universitários sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. Entretanto, será também lançado o website E4J em língua portuguesa.