Inaugurada Residência Universitária do Campus da Ajuda

24 julho 2019

O Campus da Ajuda, da Universidade de Lisboa, já tem uma Residência Universitária. Um desejo antigo, cuja inauguração aconteceu no dia 23 de julho de 2019, no âmbito do aniversário da ULisboa, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa e pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A nova residência vem fazer "a diferença para todas aquelas famílias que não conseguem pagar o custo de um quarto em Lisboa", afirmou o Reitor da Universidade de Lisboa, acrescentando que "os quartos vão ser muito mais baratos", podendo os preços variar entre os 76 euros, para bolseiros de Ação Social e os 190 euros, em função dos rendimentos do agregado familiar. António Cruz Serra reconhece que "a questão do alojamento de estudantes é hoje o principal entrave" no acesso ao Ensino Superior.

Numa fase inicial o novo edifício vai acolher 186 estudantes, estando já prevista uma segunda fase, com a construção de um outro bloco com capacidade para mais 120 camas. Em forma de "L" e dividida por vários pisos, a nova residência tem vários quartos, individuais e duplos, cozinhas, casas de banho, apartamentos para investigadores e ainda espaços de estudo e de convívio. Muito próxima do ISCSP-ULisboa, a nova infraestrutura vem "suprimir lacunas existentes no Campus da Ajuda", afirma Alice Trindade, Vice-Presidente do Instituto, para quem a nova residência universitária vem conferir ao Campus da Ajuda o estatuto de "um campus a sério, com edifício escolares, edifícios consagrados à saúde e ao desporto, uma cantina e agora temos uma área residencial". Alice Trindade acredita que este novo equipamento "vai favorecer em muito os estudantes que nos procuram e que finalmente vão ter acesso a um alojamento condigno a preços suportáveis".

O crescimento de jovens inscritos no Ensino Superior está na mira do Governo e esse objetivo passa também pelo alojamento para estudantes universitários, pois para o Primeiro-Ministro, António Costa "se há algo essencial para a democratização do Ensino Superior é o alojamento estudantil", sublinhando que "ninguém pode ser impedido de acesso ao Ensino Superior por falta de condições económicas".

Também presente na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, comprometeu-se a apoiar "com ações muito concretas este esforço coletivo de criar mais alojamentos".

Além da conclusão do projeto Residência Universitária do Campus da Ajuda, está também prevista a transformação da cantina 2 em residência de estudantes, com capacidade para alojar 200 jovens na Cidade Universitária e a construção de um novo edifício que irá acolher 900 estudantes. Há ainda um outro equipamento da Câmara de Lisboa que será entregue à Universidade de Lisboa, onde poderão vir a ser criadas 355 camas.