ISCSP promove consultas de Mediação Familiar

22 novembro 2019

Destinado a toda a comunidade, escolar e não escolar, o ISCSP-ULisboa tem agora disponíveis consultas de Mediação Familiar, orientadas por profissionais certificados.

Atento aos paradigmas da sociedade e assumindo um papel de proximidade com a mesma, o ISCSP-ULisboa, através do Instituto de Intervenção e Políticas Sociais (IPSS-ISCSP) tem disponível para a toda a comunidade um novo serviço: consultas de Mediação Familiar.

As condições da vida atual, a reconfiguração das estruturas familiares e a mudança das exigências e expetativas que envolvem a vida e as relações familiares, fazem com que as famílias necessitem de apoio nas suas vivências, dinâmicas e problemas quotidianos. É aqui que entra a mediação familiar, que permite gerir questões de conflitualidade entre famílias. “Não falamos apena da conflitualidade ligada ao divórcio, há uma série de tensões hoje na vida das famílias com as quais as famílias têm dificuldade em lidar por si só”, explica a professora responsável pela iniciativa, Maria José Núncio.

Através destas consultas a coordenadora explica que as famílias aprendem “a lidar com as situações de conflito, evitando que o mesmo escale e que acabe por ser um fator de bloqueio para a vida familiar”. No fundo o objetivo é «recuperar sempre a relação, mesmo que essa se transforme, por exemplo, num divórcio». Mas as situações de conflito não têm de ser apenas de conjugalidade, pois “há outro tipo de conflitualidade”, como por exemplo conflitos entre pais e filhos ou até mesmo irmãos.

“As situações de conflito são situações em que as pessoas deixaram de comunicar” explica Maria José Núncio, que esclarece que “um mediador é um facilitador da comunicação, ensina as famílias a comunicarem melhor e a partir daí as famílias encontram as estratégias e a forma que melhor se aplicam à sua realidade, para melhor gerirem situações de conflito”.

Com as consultas, a coordenadora pretende “tratar estas questões numa lógica de prestação de serviços à comunidade, como uma missão importante daquilo que deve ser a missão do ISCSP”. Destinam-se por isso a todas as famílias.

A mediação familiar tem uma primeira consulta que é a “pré-mediação”. “Muitas vezes as pessoas não sabem como funciona e aqui há uma apresentação e uma explicação de como tudo se organiza e a partir daqui há um compromisso” referiu Maria José Núncio, sublinhando que “esta mediação tem de ser voluntária, ninguém pode ser obrigado a”.

As consultas realizam-se nas instalações do ISCSP-ULisboa, no Campus Universitário do Alto da Ajuda, e podem ser marcadas através do número 93 76 300 93, ou para um dos seguintes e-mails: iips@iscsp.ulisboa.pt ou msilveira@iscsp.ulisboa.pt. O custo por sessão é de 50 euros, no caso de uma consulta individual (60’) e 80 euros para a modalidade familiar (90’).  Os pagamentos deverão ser efetuados na Livraria do ISCSP, preferencialmente através de cartão multibanco, no horário de atendimento ao público.

Consulte o flyer das Consultas de Mediação Familiar para mais informações:

Consultas de Mediação Familiar (PDF) (3.60 MB)