ISCSP-ULisboa promove ações de sensibilização sobre empregabilidade e mobilidade para os novos alunos de Licenciatura

11 outubro 2018

Inseridas no Plano de Ação da Área de Cooperação e Desenvolvimento (ACD) para 2018, concretamente nas medidas de reforçar a ligação com o mercado de trabalho e com os diversos públicos-alvo das saídas profissionais e promover a internacionalização ao nível da mobilidade de docentes e de estudantes, desenvolveu a ACD as ações Career Development Pitch e Mobility Pitch, as quais consistiram na realização de ações de sensibilização para todos os alunos de 1.ºano de Licenciatura sobre o Serviço de Saídas Profissionais e o Serviço de Mobilidade Académica.

Estas ações foram desenvolvidas na semana de 1 a 4 de outubro, tendo a ACD, através do seu coordenador e dos técnicos dos serviços referidos, estado presente em todas as turmas de 1.º ano de licenciatura. O resultado destas ações de sensibilização, embora não seja possível medir fidedignamente, consegue traduzir-se em algo muito positivo, pois, a título de exemplo, verificou-se que os novos registos de alunos de 1.º ano na Plataforma de Saídas Profissionais, apenas durante a semana em causa, foram extremamente significativos. Veja-se:

Grupos de utilizadores (registos)

Aluno

Número de utilizadores
Situação mais comum entre alunos
Situação em que se encontram os alunos Número de alunos por situação
Aluno dos restantes anos (1.º ano) 53
Cursos mais frequentados
Curso frequentado Número de alunos no curso
Licenciatura Relações Internacionais 21
Licenciatura Administração Pública 13
Licenciatura Ciências da Comunicação 8
Licenciatura Ciência Política 4
Licenciatura Sociologia 4
Licenciatura Gestão de Recursos Humanos 3
Licenciatura Administração Pública e Políticas do Território 3
Licenciatura Serviço Social 2

Constata-se, assim, que as ações desenvolvidas foram coroadas de sucesso, não só por estes números, mas essencialmente pela recetividade positiva que as mesmas tiveram junto dos alunos durante as sessões.