ISCSP-ULisboa realiza cerimónia de despedida dos estudantes do Instituto Nacional de Segurança Social de Moçambique

19 fevereiro 2019

O ISCSP-ULisboa organizou uma cerimónia de despedida do grupo de estudantes provenientes do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Moçambique, no dia 15 de fevereiro de 2019, na Sala Monsanto. Joaquim Bule, Embaixador de Moçambique em Portugal, marcou presença na cerimónia.

Os estudantes frequentaram o ISCSP no âmbito do Programa de Formação, acordado com o INSS em 2015, no qual ficou estabelecido que um grupo de bolseiros, funcionários daquele Instituto, teriam a oportunidade de frequentar a licenciatura em Serviço Social, assim como de uma formação complementar de curta duração em Segurança Social. Este programa contou ainda com a colaboração do Governo de Moçambique e da Embaixada de Moçambique em Portugal.

Os nove alunos estiveram em Portugal durante três anos e meio, terminaram a formação com sucesso, dentro do prazo previsto, e são neste momento licenciados em Serviço Social pelo ISCSP-ULisboa. Segundo Fernando Serra, Coordenador da Unidade de Coordenação de Serviço Social do ISCSP e deste Programa de Formação, "ultrapassadas as dificuldades iniciais, decorrentes quer do afastamento em relação às suas famílias e contextos de vida quotidiana em Moçambique, quer do processo de adaptação a um novo país e à sua nova condição de estudantes universitários, todos eles souberam manter-se fiéis ao projeto que os trouxe a Portugal". Fernando Serra destaca ainda "a dedicação, amabilidade e integridade pessoais que é, a todos os títulos, de louvar".

O ISCSP-ULisboa felicita os novos Licenciados em Serviço Social, fazendo votos de que possam aplicar a formação conferida pelo Instituto no seu país e voltar a estudar connosco em breve. Obrigado!