Saltar para o conteúdo principal

Professora do ISCSP representa Portugal no Social and Human Working Group do IASC

5 março 2021

Esta nomeação tem a duração de cinco anos e surge na sequência de uma Call internacional, à qual Sandra Balão respondeu.

A Professora e investigadora do ISCSP-ULisboa, Sandra Balão, foi recentemente nomeada representante de Portugal no Social and Human Working Group (SHWG) do International Arctic Science Committee (IASC). Esta é, também, a primeira vez que, na esfera nacional, as Ciências Sociais e Humanas estão representadas nesta organização.

Esta nomeação surge na sequência de uma Call internacional, à qual Sandra Balão respondeu. A seleção, que teve em conta a adequação do CV aos objetivos e plano de ação do SHWG, assim como a Carta de Motivação que o acompanhou, constitui o reconhecimento do trabalho realizado, destacando-se o incentivo à Investigação e impulsionamento dos Estudos do Ártico, bem como a sua relevância para o desenvolvimento da Ciência Ártica Nacional neste ramo do conhecimento. 

Nomeada para os próximos cinco anos, as suas expectativas “centram-se na densificação e amplificação dos estudos dedicados à região do Ártico nos domínios científicos e académicos que se enquadram nas Ciências Sociais e Humanas”. De entre os principais objectivos destacam-se: “promover o interesse da comunidade científica e académica nacional para os estudos sobre o Árctico; dinamizar a investigação sobre a região no quadro das linhas de acção estratégica definidas pelo SHWG e que valorizam uma visão holística e integradora". A Professora destaca, ainda, que: "será fundamental promover a disseminação dos resultados da investigação desenvolvida junto dos diversos stakeholders nacionais".

Para a investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-ULisboa, os contributos das Ciências Sociais e Humanas “são fundamentais no quadro de um Sistema Internacional em rápida transformação e com impactos diversos que tendem a complexificar-se, suscitando desafios inéditos no tempo presente”.

A  dedicação de Sandra Balão aos Estudos do Ártico tem-se verificado de forma contínua e persistente desde 2009, pelo que a Professora e investigadora considera que esta nomeação “constitui, fundamentalmente, o reconhecimento de um percurso com cerca de 10 anos de foco na região do Ártico a partir de um olhar de matriz marcadamente interdisciplinar com epicentro nas Ciências Sociais e Políticas, mais concretamente no domínio dos Estudos Políticos, Estratégicos e Internacionais, na linha de uma tradição centenária que constitui a excelência do legado do ISCSP-ULisboa”. Por isso, vê neste novo desafio “uma oportunidade para potenciar trabalho já desenvolvido”, bem como para “aprofundar iniciativas até aqui apenas esboçadas” e, ainda, “aumentar as possibilidades de criação e ou concretização de alguns projetos devido ao 'acesso' facilitado a investigadores especializados naquele que é o core da área científica em que nos 'movimentamos'”. O aprofundamento do networking e o potencial aumento das oportunidades de colaboração em iniciativas de diversas tipologias (de entre outras que, eventualmente, possam surgir) estão também entre os objetivos da Professora do ISCSP-ULisboa.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar