Saltar para o conteúdo principal

Professora e Investigadora do ISCSP eleita presidente da International Association for Literary Journalism Studies (IALJS)

30 maio 2016

Isabel Soares, professora do ISCSP-ULisboa e investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) foi eleita presidente da IALJS na 11.ª conferência internacional desta associação.

Isabel Soares, professora do ISCSP-ULisboa e investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) foi eleita presidente da International Association for Literary Journalism Studies (IALJS) na 11.ª conferência internacional desta associação, realizada entre os dias 19 e 21 de maio de 2016 na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (Brasil). 

Fundada em 2006 por um grupo de académicos de diversas nacionalidades, a International Association for Literary Journalism Studies (IALJS) tem por objetivo acolher e fomentar estudos subordinados ao jornalismo literário, o jornalismo desenvolvido com técnicas de escrita literária.

Numa altura em que a associação está em franca expansão e em que o jornalismo literário ganha especial relevância após a entrega do Prémio Nobel a Svetlana Alexievich, a presidência portuguesa da IALJS significa também uma maior visibilidade do jornalismo literário em português. Isabel Soares refere que “esta eleição de uma presidência portuguesa que, coincidentemente, ocorreu no Brasil, o maior país luso-falante, não deixa de ser uma excelente oportunidade para divulgar o jornalismo literário escrito em português. Aliás, o tema norteador desta presidência será a maior abertura da comunidade internacional ao jornalismo literário além das fronteiras impostas pela denominada língua-franca atual, o inglês. Há um acervo enorme de jornalismo literário produzido à escala mundial que nem sempre consegue transpor a barreira anglófona e que nos interessa catapultar para o plano internacional”.

A presidência da associação internacional volta então para o comando português, depois de Alice Trindade, docente e vice-presidente do ISCSP-ULisboa, ter assumido a terceira presidência da IALJS, entre 2010 e 2012. A investigadora também esteve presente na conferência, uma vez que continua a desenvolver estudos sobre jornalismo literário em Cabo Verde e Angola.

O jornal brasileiro O Correio do Povo deu particular destaque à 11.ª edição da conferência da IALJS na edição do dia 21 de maio e publicou três artigos de académicos portugueses, entre os quais os artigos das professoras Isabel Soares e Alice Trindade. Os temas abordaram a importância da divulgação do jornalismo que se faz para lá da língua inglesa, não só o que é escrito em português, mas também em outras línguas não-minoritárias como o castelhano.

Notícia Relacionada: Docentes do ISCSP dão aula aberta na Faculdade de Media e Comunicação da PUCRS (Brasil).

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar