Saltar para o conteúdo principal

Ciclo de Cinema Árabe e Muçulmano regressa ao ISCSP-ULisboa

14 maio 2018

O Ciclo de Cinema Árabe e Muçulmano, organizado pelo ISCSP Cultura, está de regresso ao ISCSP-ULisboa com a exibição do filme "Os Cavalos de Deus" (2012), de Nabil Ayouch, no dia 23 de maio.

A ação do filme tem precisamente lugar na data de 16 de maio de 2003, quando se sucedem cinco atentados simultâneos no centro da cidade de Casablanca, Marrocos, causando 45 vítimas mortais e dezenas de feridos. Os bombistas suicidas eram oriundos de bairros de lata da zona de Sidi Moumen e é narrada aqui a história de quatro amigos que, numa tentativa de fugir à miséria do bairro, são aliciados por um fundamentalista islâmico a aderirem a novas crenças religiosas e políticas. Assim, estes jovens cujas vidas estavam destinadas a uma pobreza anónima, são atraídos por uma religião que oferece, para além de esperança e companheirismo, a disciplina e a orientação de que precisavam.

A importância que o Mundo Árabe e Muçulmano tem atualmente nas agendas internacionais leva a que o ISCSP-Cultura inclua e dimensione um ciclo de cinema dedicado a esta área geográfica como elemento de aproximação e compreensão deste mundo.

O filme será exibido 23 de Maio, às 11 horas, na Sala 7, Piso -1.

Inscreva-se nesta iniciativa, aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar