A Universidade de Lisboa, através do ISCSP-ULisboa, presidido por Manuel Meirinho, reconhece nesta distinção o papel determinante de Guilherme d'Oliveira Martins para a evolução do conhecimento, para o progresso em diversas áreas da maior importância para a sociedade portuguesa, como a educação e a cultura, por exemplo, sem esquecer o contributo que deu a Portugal no trabalho que desenvolveu em ministérios e outras instituições públicas.
O laureado foi Presidente do Tribunal de Contas entre 2005 e 2015, Ministro da Presidência (2000-2002), Ministro das Finanças (2001-2002) e Ministro da Educação (1999-2000). Atualmente é Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Presidente do Centro Nacional de Cultura e Professor Catedrático Convidado do ISCSP. A partir desta data, o Professor passa também a integrar o Conselho de Honra do Instituto.
Guilherme d'Oliveira Martins teve como patrono João Bilhim, professor do ISCSP-ULisboa. João Bilhim lembrou "os exemplos de obras e temas em que está patente o seu esforço não apenas por pensar mas igualmente por levar em prática uma cultura de valores cívicos", considerando "justo para o homenageado e honroso para a Universidade de Lisboa" a atribuição desta distinção. Guilherme d'Oliveira Martins declarou ser uma "honra suprema entrar neste claustro que evoca e assume as mais fundas raízes do espírito europeu", agradecendo à Universidade de Lisboa e ao ISCSP-ULisboa pela distinção.
A cerimónia foi presidida pelo Reitor da Universidade de Lisboa, António da Cruz Serra.
Veja alguns momentos desta cerimónia no Facebook do ISCSP-ULisboa.