Saltar para o conteúdo principal

ISCSP distingue Guilherme d'Oliveira Martins com Doutoramento Honoris Causa

13 outubro 2016

No dia 12 de outubro de 2016, Guilherme d'Oliveira Martins foi distinguido no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), com o Doutoramento Honoris Causa.

A Universidade de Lisboa, através do ISCSP-ULisboa, presidido por Manuel Meirinho, reconhece nesta distinção o papel determinante de Guilherme d'Oliveira Martins para a evolução do conhecimento, para o progresso em diversas áreas da maior importância para a sociedade portuguesa, como a educação e a cultura, por exemplo, sem esquecer o contributo que deu a Portugal no trabalho que desenvolveu em ministérios e outras instituições públicas.

O laureado foi Presidente do Tribunal de Contas entre 2005 e 2015, Ministro da Presidência (2000-2002), Ministro das Finanças (2001-2002) e Ministro da Educação (1999-2000). Atualmente é Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Presidente do Centro Nacional de Cultura e Professor Catedrático Convidado do ISCSP. A partir desta data, o Professor passa também a integrar o Conselho de Honra do Instituto.

Guilherme d'Oliveira Martins teve como patrono João Bilhim, professor do ISCSP-ULisboa. João Bilhim lembrou "os exemplos de obras e temas em que está patente o seu esforço não apenas por pensar mas igualmente por levar em prática uma cultura de valores cívicos", considerando "justo para o homenageado e honroso para a Universidade de Lisboa" a atribuição desta distinção. Guilherme d'Oliveira Martins declarou ser uma "honra suprema entrar neste claustro que evoca e assume as mais fundas raízes do espírito europeu", agradecendo à Universidade de Lisboa e ao ISCSP-ULisboa pela distinção.

A cerimónia foi presidida pelo Reitor da Universidade de Lisboa, António da Cruz Serra.

Veja alguns momentos desta cerimónia no Facebook do ISCSP-ULisboa.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar