Saltar para o conteúdo principal

ISCSP reconhece excelência de alunos e investigadores na 2.ª Gala de Prémios de Mérito

3 março 2017

O ISCSP-ULisboa recebeu ontem, dia 2 de março de 2017, alunos e investigadores para a 2.ª edição da cerimóinia de atribuição de prémios de mérito. A sessão decorreu na Aula Magna Professor Adriano Moreira.

A 2.ª edição da Gala de Prémios de Mérito do ISCSP-ULisboa decorreu ontem, dia 2 de março de 2017, na Aula Magna Professor Adriano Moreira. Nesta cerimónia o ISCSP reconheceu o mérito e a excelência de alunos e investigadores que se destacaram no ano letivo passado com a entrega de 30 prémios que representaram um investimento total de 100 mil euros. Os Prémios de Mérito foram entregues pelo ISCSP-ULisboa em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos e outros parceiros como a Marinha Portuguesa, a Fundação D. Pedro IV, a Servier Portugal e o Portal Martim Moniz. A sessão contou com a intervenção de Manuel Meirinho, Presidente do ISCSP, Alice Trindade, vice-Presidente do Instituto e António Feijó, vice-Reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa).

No seu discurso, Manuel Meirinho referiu que "com o apoio dos nossos parceiros temos reconhecido o trabalho de alunos, investigadores e temos também apoiado projetos de relevo para a projeção do Instituto" com a intenção de fazer "uma aposta na qualidade, no rigor e na excelência". O Presidente do ISCSP anunciou que o programa de valorização do mérito do Instituto para o próximo ano não só se mantém como irá integrar novas categorias de prémios nas diversas áreas de formação do ISCSP-ULisboa. Assim, em 2018, o Instituto prevê entregar cerca de 40 prémios, um investimento na ordem dos 130 mil euros com o apoio de várias instituições parceiras.  

Alice Trindade reforçou a importância do reconhecimento do mérito dos alunos porque os prémios proporcionam "os meios e o encorajamento a obter resultados de excelência nas primeiras fases da sua vida académica". Na opinião da vice-presidente do Instituto, estes prémios são também um incentivo a docentes e investigadores que podem "disseminar os resultados da sua investigação/ação, seja ela empreendedora, solidária, inclusiva, cultural, associativa ou propiciadora de bem-estar".      

António Feijó disse que as cerimónias em que o mérito de alunos e investigadores é reconhecido são especiais "porque quando vemos alunos a receber um prémio percebemos que a educação é um mistério muito modesto: aquilo que se passa é uma pessoa, numa sala, a falar com um conjunto de pessoas" que pode - e muitas vezes é - diferente entre salas porque "a universidade é uma coleção de vozes" e "um lugar de ensino liberal". O vice-Reitor da ULisboa disse que essa troca de conhecimento "é um bem intelectual" e, em certo sentido, uma cerimónia como esta "é o centro da universidade". António Feijó aproveitou a ocasião para anunciar que o novo número da Revista da ULisboa incidirá sobre os 110 Anos do Instituto, com uma entrevista do Professor Adriano Moreira, Professor Emérito da ULisboa.

A cerimónia foi apresentada por Sara Montes e Josué Batista, antigos e orgulhosos alunos do Instituto e contou com dois momentos culturais. O primeiro momento foi protagonizado por Horácio Ramos e Francisco Azul, também eles académica e emocionalmente ligados ao ISCSP-ULisboa, numa récita de textos. No final da sessão, Luís Represas, Lura, Edu Miranda e Manuel Faria foram os protagonistas de um momento musical criado em especial para o Instituto.

Veja mais momentos da sessão na página oficial do ISCSP-ULisboa no Facebook.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar