Saltar para o conteúdo principal

Caminhada pela Biodiversidade: O Mediterrâneo em Monsanto

20 abril 2018

Trabalhar a relação entre bem-estar individual, bem-estar coletivo e sustentabilidade ambiental - cruzando momentos pedagógicos com uma nova consciência e novas práticas da proteção do ambiente - foi o objetivo desta iniciativa do ISCSP-ULisboa, organizada pelo ISCSP-Wellbeing, e que decorreu durante 3 horas no sábado dia 14 de abril de 2018.

Potenciar a ligação com o ambiente natural do Parque de Monsanto, estendendo as fronteiras do ISCSP-ULisboa ao contexto envolvente, aconteceu através de uma parceria com o Centro de Interpretação de Monsanto (CIM) e o Centro de Biodiversidade da Câmara Municipal de Lisboa, que disponibilizaram a presença e erudição de Fernando Louro Alves para guiar a caminhada. O mesmo foi subsidiado por Álvaro Fonseca, especialista em Ciências da Vida, que preparou ao detalhe, com imagens e textos alusivos, cada momento do caminho, e de quem é a autoria do texto seguinte:

"O Mediterrâneo em Monsanto’ foi um convite a uma caminhada de cerca de três horas no Espaço de Biodiversidade onde foram observados variados exemplares da flora típica dos ecossistemas mediterrânicos que ocorrem espontaneamente no território português. A caminhada foi acompanhada da leitura de excertos de textos de diversos autores sobre a Natureza. O contacto direto com a diversidade dos seres vivos permite apurar a perceção, treinando o olhar e a mente para a descoberta, e proporciona simultaneamente a vivência regeneradora do corpo em ligação com a Natureza. A visão simplista e redutora que temos do mundo vivo além-do-humano vai abrindo brechas face à pujança da complexidade que tendemos a desconsiderar. Por essas brechas intuímos a perversidade das visões mercantilistas e materialistas da sociedade actual que distorceram a relação do Homem com a Natureza, reduzindo-a à sua utilidade para nós, e que conduziram a absurdos impensáveis como a perda de biodiversidade, a destruição de ecossistemas e a mudança climática. A consciencialização da vastidão da diversidade e complexidade da vida constitui uma fonte inesgotável e incontestável de bem-estar, que, ao alimentar o fascínio pelos outros seres, estimula igualmente a nossa atenção e cuidado, indispensáveis para trilhar caminhos mais sustentáveis do que aqueles em que presentemente nos encontramos”.

Ambos os guias ajudaram, de forma generosa, a que um grupo de cerca de 15 pessoas de diferentes idades aprendessem a ver, com olhos frescos e mais doutos, esta extraordinária e harmónica natureza que nos envolve, convocando-nos a que a dignifiquemos e dela cuidemos cada dia mais. Porque o bem-estar passa necessariamente por aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar