ISCSP-Wellbeing promove workshops de yoga

2 abril 2019

Nos dias 11 de abril, 29 de maio, 5 de junho e 3 de julho de 2019“Yoga pela paz”, na Sala Monsanto do ISCSP-ULisboa, entre as 18 e as 20 horas. A iniciativa, organizada pela Unidade de Missão do ISCSP-Wellbeing, coordenada por Helena Águeda Marujo, em colaboração com a Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, tem como objetivo oferecer à comunidade ISCSPiana uma prática milenar promotora de saúde e bem-estar físicos e psicológicos.

Os quatro workshops práticos de yoga têm entrada gratuita e vão ser guiados por Leonor Feron Buzaglo, que concluiu os estudos em Hatha Yoga Tradicional na India, em Yoga Vidya Gurukul (Universidade da linha Satyananda). A formadora é também certificada e reconhecida internacionalmente em Yoga Therapy, Yoga for Pre and Post Natal, assim como Yoga for Kids, Yoga Psychology, Yoga Anatomy and Alignment.

O Yoga é uma prática milenar com resultados evidenciados na promoção da saúde e no bem-estar. Dezenas de estudos têm sido realizados em instituições médicas no mundo, incluindo as Universidades de Harvard, Duke e Califórnia. Mesmo que ainda com dados preliminares, há indicações de que a prática regular de Yoga ajuda na diminuição da dor crónica, melhor funcionamento geral e serenidade, mesmo em pessoas com risco físico, como obesidade, tensão arterial elevada, diabetes, e gestão da depressão, stress e ansiedade. Há também indicação de mudanças cerebrais, ajudando o yoga num maior autocontrolo emocional, resiliência e humor positivo, bem como existem evidências de melhorias na atenção, em problemas de sono, e na ativação do sistema imunitário.