
No dia 7 de abril de 2016, realizou-se a sessão de abertura da conferência "Ciências e Políticas Públicas", às 9h30, no Auditório Professor Óscar Soares Barata. A iniciativa, organizada pelas diferentes Unidades do ISCSP-Investigação, pretendeu desafiar os intervenientes a debater questões relacionadas com os desafios atuais da investigação em Portugal.
No discurso de abertura, o Presidente do ISCSP-ULisboa, Professor Manuel Meirinho, destacou o trabalho inovador e pertinente realizado pelos elementos dos centros de investigação e observatórios do ISCSP ao longo dos anos, que "espelha a nova vitalidade dos nossos centros de investigação", num tempo em que "os centros de investigação em Portugal passaram muitas dificuldades e constrangimentos, com alterações muito problemáticas da política" de intervenção. O Presidente do ISCSP falou ainda da "reorientação estratégica" dos centros operada pelo Instituto nos últimos anos, "tanto na vertente da internacionalização, como na vertente da procura de novas fontes de financiamento".
Esta sessão contou ainda com a intervenção da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e membro da Comissão de Honra da conferência, Dra. Catarina Marcelino, que reforçou a importância do ISCSP-ULisboa na história de Portugal ao nível do estudo e da investigação. Referindo-se à intervenção do Presidente do ISCSP, a Dra. Catarina Marcelino reiterou que "o tempo, o contexto e o espaço foram outros, em determinado momento, mas o legado que esta Escola deixou é, de fato, muito importante".
A conferência integra painéis com representantes dos quatro centros de investigação do ISCSP-ULisboa, três deles acreditados pela FCT: o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), o Instituto do Oriente (IO), o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) e o Centro de Estudos Africanos (CEAF), que está atualmente em processo de consolidação para o efeito.
Veja alguns momentos desta iniciativa no Facebook do ISCSP-ULisboa.