Saltar para o conteúdo principal

Pós-Graduação em Jornalismo(s) Literário(s)

1.ª Edição

Jornalismo Literário: Dê voz à verdade, transforme a realidade.

1.ª Edição início :Final de outubro

Propinas:€1900

Créditos:60

Candidaturas :17 de março a 21 de setembro de 2025

Coordenação

Isabel Soares
Isabel Soares
Isabel Soares

Isabel Soares

Objetivos

Num mundo pós-revolução digital, caracterizado por ciclos noticiosos curtos, conteúdos gerados por Inteligência Artificial, proliferação de plataformas de informação, saturação informativa, desinformação e crescentes dificuldades em identificar deepfakes, o jornalismo confronta-se com desafios que salvaguardem o rigor e a qualidade das notícias. Similarmente, também o jornalismo enquanto profissão vive tempos conturbados em necessidade de reinvenção. Os meios de comunicação tradicionais competem por espaços novos, as redações esvaziam-se, a sustentabilidade económica de órgãos de comunicação social periclita. Neste cenário, o jornalismo literário, jornalismo que recorre a técnicas literárias e se encontra em géneros como a reportagem, o documentário, ou a crónica, passa por momentos de expansão.

Esta pós-graduação procura dotar os formandos com capacidades para produção de conteúdo noticioso em linha com as características deste tipo de jornalismo. Assim, são objetivos principais desta pós-graduação dotar os formandos com ferramentas que os levem a, entre outros:

  • Saber o que é o jornalismo literário, os seus instrumentos e técnicas;
  • Distinguir os vários géneros associados ao jornalismo literário;
  • Adequar o modo narrativo aos diversos géneros jornalístico-literários;
  • Identificar conteúdos que obtenham visibilidade noticiosa, logo rentabilidade;
  • Usar a criatividade em contextos de storytelling da não-ficção.

Destinatários

Profissionais das áreas da comunicação que desejem melhorar e atualizar as suas competências para redesenho de carreira nas óticas de upskilling, reskilling e/ou rebranding. Licenciados que busquem capacidades práticas para integração num mercado de trabalho competitivo e em constante transformação e, ainda, a todos os que desejem a obtenção de competências empreendedoras promotoras do autoemprego e da autogestão de carreira nas áreas noticiosa e de produção de conteúdos de não-ficção.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar