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Política Social

11 setembro 2018

Duração 3 Anos

Coordenação

Fernando Humberto Serra
Fernando Humberto Serra

Fernando Humberto Serra

Professor(a) Associado(a)

Piso 3 - Gabinete 88
Carla Pinto
Carla Pinto

Carla Pinto

Professor(a) Auxiliar

Piso 0 - Gabinete 55

Objetivos

Objetivos gerais definidos para o ciclo de estudos:

Os objetivos definidos seguem as orientações da política de ensino superior decorrente do Processo de Bolonha, nomeadamente:
a) Desenvolver conhecimento avançado (análise, compreensão, intervenção) da Política Social numa perspetiva de aprendizagem orientada (dimensão tutorial), com critérios de elevada exigência e rigor;
b) Proporcionar aos doutorandos competências instrumentais no domínio do processo de produção de conhecimento (metodologias e técnicas e métodos de investigação avançada, desenho e implementação de projetos);
c) Reforçar as valências de pesquisa, promovendo investigação original nesta área que contribua para o avanço do conhecimento e para a partilha do saber à escala nacional e internacional;
d) Estimular percursos de autoaprendizagem do estudante, incentivando o trabalho autónomo e a análise crítica;
e) Promover a integração dos estudantes em redes de investigação, facilitando a mobilidade nacional e internacional, o trabalho em rede e a difusão do conhecimento.

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:

1. Aprofundamento de competências instrumentais (de natureza metodológica orientadas para a preparação do projeto de investigação);
2. Aprofundamento de competências fundamentais (de compreensão sistemática do domínio científico, especificamente matérias que constituem o "estado da arte" da Política Social);
3. Aprofundamento de competências de investigação (conceção, execução e avaliação de projetos de investigação, reforçando a ligação ensino-investigação através da inclusão dos projetos de tese nos centros de investigação do ISCSP-ULisboa);
4. Aprofundamento de competências expositivas (associadas ao desenvolvimento de capacidades de organização dos conteúdos científicos; de capacidades de comunicação e de partilha do conhecimento);
5. Aprofundamento de competências de responsabilidade (científica, social, institucional e ética);
6. Aprofundamento de competências de ligação à sociedade (aplicabilidade do conhecimento desenvolvido).

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