Irene Rodrigues

Professor(a) Auxiliar

Piso 3 - Gabinete 66

Formação académica

Licenciada em Antropologia (ISCSP-UTL)
Mestre em Ciências Antropológicas (ISCSP-UTL)
Doutorada em Antropologia (ICS-UL)

Atividade Docente

Professora Auxiliar, leciona na área das Teorias Contemporâneas da Antropologia, Antropologia Cultural e Social, Área Etnográfica Ásia (China), Consumo, Agência e Mercados Globais, Metodologia de Investigação.

Atividade de Investigação

Investigadora do Instituto do Oriente e do Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP-ULisboa.
A principal área de investigação é a Migração Chinesa.

Publicações

• Rodrigues, Irene (2018) Migration and Social Aspirations: Chinese Cosmopolitanism in Wenzhou Region (China). Urban Science 2018, 2(2), 32; https://doi.org/10.3390/urbansci2020032.
  • Rodrigues, Irene (2018) “Fallen Leaves Return to Their Roots”: The Invisibility of Death and the Idea of ‘Home’ in the Burial Politics of Chinese Migration. In Death on the Move: Managing Narratives, Silences and Constraints in a Trans-National Perspective, ed. de Philip J. Havik, José Mapril e Clara Saraiva. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, pp. 56-73.
  • Saraiva, Clara; Frangella Simone; e Rodrigues, Irene (org.) (2017) Movimentos, Espíritos e Rituais: Gestões da Morte em Cenários Transnacionais. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
  • Rodrigues, Irene (2015) A vida social do dinheiro: Materialidade e expectativas sociais na nova migração chinesa. Daxiyangguo: Portuguese Journal of Asian Studies, 20.
  • Rodrigues, Irene (2012) Ser laowai: o estrangeiro antropólogo e o estrangeiro para os migrantes chineses entre Portugal e a China. Etnográfica, vol. 16 (3), pp. 547-567.

Referências Adicionais

Coordenadora da Linha de pesquisa de Ásia Oriental do Instituto do Oriente ULisboa.
Membro do Conselho Pedagógico do ISCSP-ULisboa.
Membro da Direção do Instituto do Oriente.
Secretária da Mesa da Assembleia da Associação Portuguesa de Antropologia.