Paulo Castro Seixas

Com Agregação

Piso 2 - Gabinete 83

Formação académica

Agregação em Sociologia - especialidade de Sociologia Urbana - em 2010 (ISCSP- UTL);
Doutoramento em Antropologia Social e Cultural - área de Antropologia Urbana - em 1999 (Universidade de Santiago de Compostela);
Mestrado em Sociologia - área de Sociologia da Educação - em 1995 (ISCSP-UTL);
Pós-Graduação em Antropologia - especialidade de Etnomuseologia - em 1994 (Universidade do Minho);
Licenciatura em Antropologia - Especialização em Sociologia das Regiões Tropicais - em 1988 (ISCSP-UTL).

Atividade Docente

Lecionação nas áreas de Sociologia Urbana e Políticas Territoriais e Urbanas, Políticas da Cultura, Desenvolvimento e Cooperação.

Atividade de Investigação

Desenvolve projetos na área das Políticas Territoriais e Urbanas; Estudos Urbanos Transnacionais e Socio-Antropologia de Timor-Leste.
É coordenador da Equipa Portuguesa do projecto H2020 CRISEA (2017-2020).
Co-cordena o projecto transversal Região 2020 – DETERMINANTES ESTRATÉGICOS DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL.
Coordenador do projecto GOV-M – AVALIAÇÃO DA GOVERNANÇA MULTINÍVEL DAS ÁREAS METROPOLITANAS EM PORTUGAL (2017-2018).
Coordena o projecto PERFIL DO AUTOR EM PORTUGAL – Financiado pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores (2018).

Publicações

• Abadia, M. & Seixas P. C. (2018). Região Metropolitana no Brasil: Conceitualização X Institucionalidade. In Julián Mora Aliseda (Coordinador) Enfoques en la Planificación Territorial y Urbanística. Thomson Reuters/Aranzadi – Plamplona, pp.155-165.
  • Ferreira, F. e Seixas, P.C. (2018). A Dimensão Urbana da União Europeia e as RIS3: Convergências e Divergências. In Julián Mora Aliseda (Coordinador) Enfoques en la Planificación Territorial y Urbanística. Thomson Reuters/Aranzadi – Plamplona, pp. 119-129.
  • Dias, R. C. e Seixas, P.C. (2018) Modelos Regionais de Governança da Sustentabilidade: Uma Análise às Primeiras Estratégias Integradas de Desenvolvimento Territorial em Portugal. In Revista Portuguesa de Estudos Regionais, nº 48, pp 5-16.
  • Ferreira, F. & Seixas P. C. (2017). Portugal 2020 e o novo glossário do desenvolvimento territorial: territorialização ou neoinstitucionalização? Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, vol 9 -n.3 (Brazilian Journal of Urban Management), Curitiba, pp.487-499.
  • Dias, R. C. & Seixas, P. C. (2017). Uma Análise à Governança da Sustentabilidade num Novo Instrumento de Políticas Públicas da Programação Comunitária em Portugal. Revista Monfragüe Desarrollo Resiliente, Volumen IX, Nº 2 (Octubre 2017), pp 52-68.

Referências Adicionais

Presidente do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) entre 2014-2018.
Coordenador da Unidade de Coordenação de Administração Pública e Políticas do Território desde 2016.
Presidente da Direção da AIA-SEAS- Associação Iberoamericana de Estudos do Sudeste Asiático desde 2013.