Raquel Patrício

Professor(a) Associado(a)

Piso 2 - Gabinete 3

Formação académica

Licenciada em Relações Internacionais (ISCSP)
Mestre em Relações Internacionais (ISCSP)
Doutora em Relações Internacionais (Universidade de Brasília – UnB)

Atividade Docente

Leciona nas áreas da teoria das Relações Internacionais, da política internacional, da introdução às Relações Internacionais, dos estudos latino-americanos e da introdução às ciências políticas e sociais.

Atividade de Investigação

É membro integrado do Instituto do Oriente (IO)
Tem como principais áreas de investigação os estudos latino-americanos, com particular destaque para a política interna e externa do Brasil, bem como ainda as áreas das teorias das Relações Internacionais e da Análise de Política Externa.

Publicações

• PATRÍCIO, Raquel (2012); Estudos de Área: América Latina – Uma Visão da América Latina, Colecção Manuais Pedagógicos, ISCSP/UTL, 1ª edição, Lisboa.
  • PATRÍCIO, Raquel (2009); Uma Visão do Projecto Europeu – História, Processos e Dinâmicas, Editora Almedina, Coimbra.
  • PATRÍCIO, Raquel (2007); As Relações em Eixo Franco-Alemãs e as Relações em Eixo Argentino-Brasileiras – Génese dos Processos de Integração, ISCSP/UTL, Lisboa.
  • PATRÍCIO, Raquel (2017); The Relationship Between Brazil and the European Union: Converging Interests and Divergent Strategies: the Stagnation of the Strategic Partnership, in Journal of Education and Social Policy, Vol. 4, nº 3, pp. 33-42: USA.DOI: http://jespnet.com/journals/Vol_4_No_3_September_2017/5.pdf.
  • PATRÍCIO, Raquel (2016); A Revolução Cubana, a Deriva do Regime Castrista e os Destinos de Cuba Pós-Fidel Castro, in Meridiano 47 – Journal of Global Studies, vol. 17: e17021. Disponível em http://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/M47e17021/17064.

Referências Adicionais

Secretária do I Ciclo da Unidade de Coordenação Científica e Pedagógica de Relações Internacionais do ISCSP/ULisboa.
Refree de diversas revistas académicas nacionais e estrangeiras
Colaboradora regular do Instituto Universitário Militar (IMU) como palestrante e como arguente de trabalhos.
Membro do Conselho Editorial de de diversas revistas académicas nacionais e estrangeiras.