Stella Bettencourt da Câmara

Professor(a) Auxiliar

Piso 1 - Gabinete 39

Formação académica

Licenciada em Política Social (ISCSP-UTL).
Mestre em Sociologia (ISCSP-UTL).
Doutora em Gerontologia Social (Universidade da Coruña – Espanha).

Atividade Docente

Professora Auxiliar. Leciona nas áreas da Demografia, Serviço Social e Envelhecimento, Políticas Sociais de Base Territorial, Métodos de Investigação e Projeto, Família e Relações Intergeracionais, Gerontologia Social.

Atividade de Investigação

Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas e do Instituto do Oriente (ISCSP-ULisboa).

Áreas de investigação: Demografia, Despovoamento, Envelhecimento Demográfico, Gerontologia e Gerontologia Social, Relações Intergeracionais.

Publicações

• Câmara, Stella Bettencourt da (2018). Portugal: Um País em Extinção!?. Cadernos de Economia, Jan/Fev., nº. 122, pp. 9-12.
  • Câmara, Stella Bettencourt da (2014). Students’ Attitudes towards Old People. In SCMS Journal of Indian Management. Supplement. Vol. XI (2), April-June 2014, pp. 14-20.
  • António, Stella (2013). Das Políticas Sociais da Velhice à Política Social de Envelhecimento. In M. Carvalho (Coord.). Serviço Social no Envelhecimento (81-103). Lisboa: Pactor.
  • António, Stella (2010). Avós e Netos. Relações Intergeracionais. A Matriliniaridade dos Afectos. Lisboa: ISCSP-UTL.
  • António, Stella (2001). Envelhecimento Demográfico ou Populacional. In H. Carmo (Ed.). Problemas Sociais Contemporâneos (133-146). Lisboa: Universidade Aberta.

Referências Adicionais

Secretária da Unidade de Coordenação de Administração Pública e Políticas do Território do ISCSP-ULisboa.
Secretária do Mestrado de Gerontologia Social do ISCSP-ULisboa.
Coordenadora Científica da Pós-Graduação em Desenvolvimento de Recursos Humanos nas Organizações Sociais do ISCSP-ULisboa.
Coordenadora Executiva das Pós-Graduações em Gerontologia e Família e Ciclo de Vida: Intervenção e Promoção do ISCSP-ULisboa.
Membro do Conselho Científico e Multidisciplinar da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG).
Membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa de Demografia (APD).
Membro do Grupo Trabalho - GOVINT- Governação Integrada - Envelhecimento (desde 2014) e Avaliação de Políticas Públicas (desde 2016).