Os desafios atuais do mercado de trabalho comportam traços que requerem uma abordagem pró-ativa por parte dos indivíduos. Trabalhar no momento atual significa desempenhar funções cada vez mais exigentes que exigem habilitações e capacidades orientadas para lidar com sucesso com o fenómeno ininterrupto da mudança.
Esta mudança apenas será vantajosa se soubermos antecipar as respostas a dar a novos desafios. Senão vejamos: o trabalhador A trabalha numa determinada empresa e antevê mudanças na mesma – deslocalização, downsizing, mudança de política de empresa, etc. – o que fazer? Poderá manter-se expectante, ansioso e sem iniciativa ou procurar novas competências que lhe permitam acompanhar transformações ou perspetivar por si mesmo inflexão voluntária de carreira. Sair por algum tempo da rotina do trabalho e contemplar novos horizontes laborais abertos por formação adicional é, em muitos casos, a chave para continuar a traçar rumo próprio sem depender de outrem.
O aprisionamento a determinadas funções não nos pode cercear os horizontes. Uma formação pós-graduada – um mestrado, pós-graduação ou curso de especialização – é pertença de cada um e bagagem que facilmente se carrega de um emprego para outro, que serve de passaporte para carreiras mais desafiadoras. Influenciar o futuro está nas nossas mãos!
Manuel Meirinho
Presidente do ISCSP