Aluno de doutoramento do ISCSP-ULisboa recebe Prémio EUROPA GLOBAL

22 abril 2024

Em julho de 2023, o think tank Brussels Institute for Geopolitics (BIG), em parceria com a Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, lançou o Prémio EUROPA GLOBAL para o melhor ensaio sobre o futuro estratégico da União Europeia. O autor do melhor ensaio receberia a oportunidade de colaborar com o BIG, em Bruxelas, por dez meses sob a forma de uma bolsa de estudos paga pelo Estado português.

O prémio visava recompensar ensaios sobre o futuro estratégico da União Europeia e era dirigido a alunos de doutoramento ou mestrado.

O aluno de Doutoramento Fábio Colombo, orientado pela Professora Carla Guapo Costa e co-orientado pelo Professor Samuel Paiva Pires, apresentou a sua candidatura e ganhou o prémio. O ensaio que apresentou está diretamente relacionado com um dos principais objetivos da sua tese, que é afirmar até que ponto a estratégia de conectividade da União Europeia poderia servir como uma plataforma por meio da qual os esforços para fortalecer as relações com os parceiros estratégicos em cada região poderiam ser concentrados e direcionados para o cumprimento dos interesses estratégicos da UE de maneira coordenada.

O doutorando recebeu o prémio, entregue pelo então Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Professor Tiago Antunes, nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Palácio da Cova da Moura, em Lisboa, numa cerimónia onde estiveram presentes o Presidente do ISCSP-ULisboa, Professor Ricardo Ramos Pinto, o Diretor do BIG, Professor Luuk Van Middelaar, e a Professora Carla Costa.

Nesta cerimónia foi também celebrada a assinatura de um Memorando de Entendimento com o BIG, com o objetivo de promover a cooperação académica e a excelência da investigação em geopolítica.