No passado dia 16 de outubro de 2025, realizou-se no ISCSP-ULisboa uma aula aberta dinamizada pela Professora Iris de Brito, que contou com a presença do Embaixador da Guiné Equatorial na República Portuguesa e Embaixador representante permanente daquele país junto da CPLP, Tito Mba Ada.
Durante a sessão, o Embaixador Tito Mba Ada apresentou o racional subjacente à adesão da Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e analisou a participação ativa do seu país no seio desta Organização Internacional.
O diplomata sublinhou, ainda, o potencial da diplomacia económica como instrumento fundamental para o fortalecimento das relações entre os Estados-membros e para o desenvolvimento de novas oportunidades de cooperação no espaço lusófono.
A aula aberta proporcionou um momento de diálogo e reflexão sobre os desafios e oportunidades da integração da Guiné Equatorial na CPLP, estimulando uma compreensão mais profunda das dinâmicas políticas, económicas e culturais da comunidade lusófona.
Promovida no âmbito do Mestrado em Estudos Africanos e da unidade curricular de Lusofonia e CPLP da Licenciatura em Relações Internacionais, a iniciativa teve como objetivo aproximar os estudantes das práticas diplomáticas e reforçar o contributo do ISCSP na promoção do diálogo intercultural e da diplomacia do conhecimento.