Entre 15 de março e 28 de abril estão abertas as candidaturas para a "Escola de Verão RedeMAR ULisboa 2025."
Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?
Estes grandes desafios requerem não só investigação científica intensiva e competências analíticas excecionais, mas também as capacidades de empatia e autorreflexão que resultam do reconhecimento da pluralidade da experiência humana no tempo e no espaço. Como nos encontramos à beira de uma mudança radical, impulsionada por uma crise ecológica e social, quaisquer estratégias de implementação terão de abranger diferentes domínios do conhecimento e apelar à colaboração de múltiplos intervenientes.
Este objetivo pode ser alcançado através de uma abordagem transdisciplinar integrada da aprendizagem, do ensino e da tutoria, baseada em disciplinas individuais, mas com investigadores de diferentes domínios a trabalhar lado a lado num ambiente verdadeiramente dinâmico e sinérgico. Reunindo pessoas com diferentes especializações, a redeMAR ULisboa atua como instigadora, incubadora e integradora de ideias, conhecimentos e resolução criativa de problemas relacionados com os oceanos e as zonas costeiras a nível mundial.
A Escola de Verão "Um Oceano: uma abordagem multidisciplinar aos desafios marinhos e costeiros", oferece, assim, um momento único para combinar os seus talentos com os recursos deste ambicioso grupo, numa experiência de partilha de ideias em Português, sobre os nossos possíveis futuros comuns e para contribuir para o desenvolvimento de soluções baseadas no conhecimento, visando enfrentar ameaças e criar oportunidades.
Desta forma, damos as boas-vindas aos estudantes de licenciatura e mestrado de ambos os contextos nacionais e internacionais do mundo lusófono que pretendam explorar os atuais desafios do nosso Oceano a partir de perspetivas tecnológicas, ecológicas, sociais, históricas e várias outras, independentemente da sua área de formação base.
O curso decorrerá entre os dias 23 e 27 de junho e terá o custo de 100€.
No final do curso, os alunos podem requerer o certificado de presença, com indicação das 30 horas de formação, em formato intensivo, equivalente a 3 ECTS.
Aos alunos que pretendam a atribuição de créditos, devem fazer o pedido de creditação junto da sua instituição de Ensino Superior.
Consulte o programa aqui.
Fonte: Universidade de Lisboa