Visita à instalação artística de Emiliano Dantas

27 maio 2022

Vai decorrer, no dia 31 de maio de 2022, uma visita à instalação artística de Emiliano Dantas “Cartas do mau encontro”, organizada pelo MobCID – Laboratório de Antropologia_Mobilidade, Cidadania e Desenvolvimento e a Unidade de Coordenação de Antropologia.

“Cartas do mau encontro” trata-se de um trabalho que evoca o encontro colonial, a partir de fotografias e de mapas que “trazem nas cores, nas linhas, no metal, nas junções, uma narrativa para despertar o olhar, os sentidos e a perceção dos processos de opressão e resistência.”

A visita, organizada para estudantes e docentes do ISCSP, será guiada pelo autor, o fotógrafo e antropólogo visual Emiliano Dantas.

Emiliano Dantas é doutor em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE-IUL. É mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e graduado em Comunicação Social com habilitação em Fotografia pelas Faculdades Integradas Barros Melo/AESO. Foi professor na AESO, onde lecionou disciplinas no Bacharelado de Fotografia, Cinema e Audiovisual, e Artes Visuais. Foi bolseiro do ISCTE durante três anos, 2016-2017, 2017-2018, 2018-2019, para desenvolver os projetos das Oficinas de Aprendizagem e atividades técnicas e pedagógicas no Laboratório Audiovisual do CRIA. Lecionou, como assistente convidado, na licenciatura de Antropologia do ISCTE e na Pós-Graduação em Culturas Visuais Digitais da mesma universidade, entre 2018 e 2020. Foi professor em cursos breves oferecidos pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia CRIA/ISCTE-IUL, em 2018 e 2019. Realizou exposições fotográficas dos seus trabalhos de pesquisa antropológico no Brasil, Cuba, Portugal e São Tomé e Príncipe.

A iniciativa está limitada a 25 participantes, é gratuita e carece de inscrição através do email tganito@edu.ulisboa.pt até ao dia 29 de Maio de 2022.