Voto antecipado para eleitores no estrangeiro ou em mobilidade – Legislativas 2022

28 janeiro 2022

Estão agendadas para 30 de janeiro de 2022 as eleições Legislativas, mas existe, no entanto, a possibilidade de voto antecipado, não apenas para eleitores que se encontrem em território português, como também para os que estão no estrangeiro.

A decisão abrange estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente, e os cidadãos eleitores que com eles vivam, ou que os acompanhem, quando se encontrem recenseados no território nacional e deslocados no estrangeiro. Os eleitores que se encontrem nesta situação podem exercer o direito de voto entre os dias 18 e 20 de janeiro, nas embaixadas e nos postos consulares. No momento da votação deve ser apresentado o cartão de cidadão, bilhete de identidade ou outro documento identificativo, como carta de condução ou passaporte, e indicar a freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral.

Os eleitores que se encontrem em território português poderão votar antecipadamente em Mobilidade, no dia 23 de janeiro. Esta modalidade abrange todos os eleitores recenseados no território nacional e para o efeito será constituída uma mesa de voto antecipa em cada município. Cabe ao eleitor escolher o município onde quer votar.  Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção online, em https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 16 e 20 de janeiro.