
A Biblioteca do ISCSP associou-se à comemoração mundial da Semana do Acesso Aberto, realizando no dia 26 de Outubro, uma palestra intitulada “O Open Access ao Serviço da Ciência, dos Investigadores e das Universidades” e que foi proferida pelo Dr. Eloy Rodrigues, da Universidade do Minho que desde 2003, está envolvido no projeto Open Acess, tendo conseguido colocar o nosso país numa posição de destaque, junto dos parceiros europeus e cujos resultados de sucesso estão à vista de todos com a dinamização do RCAAP – Repositório científico de acesso aberto de Portugal que conta hoje com mais de 457.000 documentos indexados.
Assim, O Dr. Eloy Rodrigues começou por apresentar-nos a evolução do Open Access na última década, falando das vantagens do Acesso Aberto e do seu impacto para os investigadores, académicos e instituições, respondendo a importantes questões como as relacionadas com os direitos de autor relativamente ao depósito da produção científica nos repositórios institucionais.
O movimento Open Access, constitui uma importante mudança social na era da sociedade da informação em que vivemos, pois abriu as portas para a democratização do acesso à informação científica, agora ao alcance de todos e para todos. Permitiu por um lado, a valorização profissional e curricular do investigador que deposita em livre acesso, aumentando e propagando mais rapidamente o seu reconhecimento científico a nível planetário e em simultâneo, incrementou a visibilidade institucional da universidade a que este está ligado elevando o seu posicionamento nos rankings mundiais.
As questões de Copyright que tanto preocupam os autores, são receios infundados, uma vez que ao depositarem a sua produção científica nos repositórios podem sempre consultar de antemão a base de dados SHERPA/RoMEO que contém as políticas editoriais nacionais e internacionais de cada editora relativamente ao Open Access e que definem as regras de depósito nos repositórios institucionais.
Para os presentes nesta sessão, ficou a certeza de que a partir de agora, não mais teremos desculpa, para não participarmos também nós activamente, no desenvolvimento do nosso repositório da UTL e mais concretamente na comunidade do ISCSP, contribuindo com a qualidade científica do conhecimento que geramos na nossa instituição, para gerar novo conhecimento noutras comunidades, noutras universidades, noutros países, e obtendo para a nossa instituição, o reconhecimento e o prestígio científico de toda a comunidade internacional.
A apresentação do Dr. Eloy Rodrigues está disponível no seguinte link: O Open Access ao Serviço da Ciência, dos Investigadores e das Universidades.
Texto: Biblioteca ISCSP