Docente do ISCSP-ULisboa coordenou a delegação portuguesa à Simulação do Conselho Europeu

3 maio 2024

A convite do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Professora Carla Costa coordenou a delegação portuguesa à Simulação do Conselho Europeu, na sua segunda edição, no passado mês de abril.

A delegação era composta por seis estudantes de universidades portuguesas, que representaram Portugal na simulação do funcionamento do Conselho Europeu, entre os dias 8 e 10 de abril de 2024, nas instalações do Conselho Europeu em Bruxelas.

Este projeto tem como principais objetivos permitir que os jovens cidadãos compreendam o papel dos Estados-Membros na tomada de decisões da União Europeia (UE); aumentar a conscientização destes sobre a forma como as instituições da UE, em particular o Conselho, funcionam; convidar os estudantes a refletir sobre potenciais oportunidades profissionais e/ou estágios em várias instituições da UE, e dinamizar a criação de parcerias duradouras com universidades, fomentando a cooperação entre instituições.

Ao longo da estadia, foram igualmente mantidas reuniões na Representação Permanente de Portugal junto da UE (REPER), que apoia, do ponto de vista técnico, a delegação.