Aula Aberta com o líder indígena Calixto Suarez no ISCSP-ULisboa

9 outubro 2018

No âmbito da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz Global Sustentável e da Pós-graduação que lhe está associada, do ISCSP-ULisboa - cujas inscrições se encontram ainda abertas - convidamos a estarem presentes na Aula Aberta com o líder indígena Calixto Suarez, Diretor de Direitos Humanos dos Povos Indígenas e pacifista, que decorrerá no próximo dia 10 de outubro, entre as 13h30 e as 15h, na sala 4 do Piso 0 do ISCSP.

A aula aberta acontece também no âmbito da disciplina de Capacitação e Desenvolvimento Pessoal e Relacional da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (GRH) do ISCSP. A entrada é livre.

Calixto Suarez é representante e defensor da cultura indígena Colombiana, e recuperou para o seu povo 1000 hectares de território na Serra Nevada, cuja importância ao nível da preservação da biodiversidade é reconhecida internacionalmente.

Colabora, a nível internacional, com o instituto da bióloga e antropóloga Jane Goodall e com a sua organização Roots & Shoots (Inglaterra). É consultor e diretor para a inovação sustentável no 1st Earth Institute (Austrália e Estados Unidos), e representa os povos indígenas na CHRIO – organização canadiana para os direitos humanos.

Nesta aula Calixto desenvolverá a noção de que a ecologia é coexistência, ou seja, que não só somos, como fazemos parte de um todo, realçando o cuidado e a valorização do meio ambiente. Serão apresentadas ideias, opiniões e formas de fazer com que cada interveniente se torne responsável por ser parte da solução. Calixto Suarez falará da importância da preservação dos ecossistemas naturais que são preciosos para a humanidade. Partilhará o conhecimento das culturas indígenas, que fazem parte do património da humanidade e são elemento da diversidade cultural humana, fundamentais para a riqueza e futuro da humanidade.