ISCSP-ULisboa e Universidade de Málaga organizaram "V Workshop Internacional de Estudios Iberoamericanos y Transatlánticos"

5 junho 2019

O V Workshop Internacional de Estudios Iberoamericanos y Transatlánticos - Del Atlántico Norte al Atlántico Sur: Percepciones e Representaciones teve organização conjunta do ISCSP-ULisboa e da Universidade de Málaga.

O workshop decorreu nos dias 30 e 31 de maio de 2019 na Universidade de Málaga, resultado da colaboração institucional entre as duas instituições de ensino superior. Co-organizada por Isabel Soares e Alice Trindade, docentes do ISCSP-ULisboa, esta ocasião permitiu a oito docentes e investigadores do Instituto, e a um  investigador da Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul, a convite do ISCSP, a participação no evento científico da Aula María Zambrano de Estudios Iberoamericanos y Transatlánticos da universidade espanhola. Na conferência estiveram ainda presentes, convocados diretamente pela Aula, académicos espanhóis provenientes de universidades como Brown University, Universidad de Vigo, Universidad de Alcalá de Henares e Trinity College de Dublin.

Esta organização conjunta resulta de colaboração existente há cerca de quatro anos, já traduzida em trabalhos publicados e que, desde 2018, é enquadrada por protocolo institucional entre as Universidades de Lisboa e Málaga. A sessão inaugural foi presidida pelos dois Vice-reitores da Universidade de Málaga, Professores Juan Antonio Garcia Gallindo e Victor Muñoz Martinez, pelo Cônsul de Portugal em Málaga, Rafael Perez Peña, e pelas Professoras Alice Trindade e Isabel Soares. Ao longo dos dois dias de trabalhos, a interdisciplinaridade dos estudos transatlânticos, permitiu a troca de experiências académicas em áreas tão diversas quanto a Comunicação, Geografia, Jornalismo, Estudos de Género e Migrações.

Dos trabalhos desta conferência nascerá um número especial da Revista Transatlantic Studies Network (TSN), editado por Alice Trindade e Isabel Soares. Esta revista, de circulação internacional, e especial disseminação nos países latino-americanos, é a revista académica da Aula María Zambrano.