Saltar para o conteúdo principal

"Jornalismo Político em Portugal" em debate na Assembleia da República

7 junho 2019

A relação entre os media e a política é a temática em debate na conferência "O Jornalismo Político em Portugal" que se realiza no dia 11 de junho de 2019, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República.

A iniciativa tem como objetivo analisar estratégias de comunicação, o comentário político, o jornalismo de caravana, o spin doctoring, o humor e a política, as sondagens de opinião e as redes sociais. Numa altura em que é cada vez mais difícil distinguir o exercício da política da sua mediatização e num ano com três atos eleitorais, a conferência promove o debate cada vez mais necessário entre profissionais dos media, políticos e académicos que vão apresentar estudos sobre os temas abordados.

Ao longo do dia dedicado ao jornalismo político serão vários os painéis em discussão, tais como “Media, Jornalismo e Política” (9h15), onde intervirá a docente do ISCSP-ULisboa Paula do Espírito-Santo com a temática “Jornalismo político e retratos da imprensa sobre o Presidente da República, a Assembleia da República e o Governo”. Em debate vai estar também “Estratégias de Comunicação, Spin Doctoring e redes sociais” (10h15), onde João Reis, doutorando do ISCSP-ULisboa, falará “Da indústria à política e redes sociais: a influência da inteligência artificial”. A fechar a manhã (11h15) há uma Mesa Redonda subordinada ao tema “Campanha no terreno: Jornalismo de Caravana”, com moderação do docente Paulo Martins (ISCSP-ULisboa). “Mediatização da estratégia eleitoral” abrirá a discussão da tarde e tem como oradora Patrícia Matos, doutoranda do ISCSP, que falará de “Grupos parlamentares e redes sociais: a construção de uma nova estratégia de comunicação eleitoral”. A mesa redonda “Sondagens de Opinião” (15h15), vai contar com a moderação de Paula Espírito Santo.

A conferência "O Jornalismo Político em Portugal" é organizada pela Mediatization section – ECREA e e pelo GT de Comunicação Política – SOPCOM, sendo que da comissão organizadora faz parte a docente do Instituto Paula do Espírito-Santo. Trata-se de um evento de entrada livre, com inscrições limitadas à capacidade da sala. Para mais informações consulte o link https://jornalismopolitico0.wixsite.com/conferencia.

Consulte o cartaz completo da conferência:

Cartaz - Conferência "O Jornalismo Político em Portugal" (JPG) (0.99 MB)
Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar