
A sessão de abertura será conferida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; pela Embaixadora da Suécia em Portugal e Presidente da Associação de Mulheres Embaixadoras, Caroline Fleetwood; e pelo Presidente do ISCSP, Manuel Meirinho.
O programa é ainda composto pelos painéis “Challenges for Women in Diplomacy”, moderado por Mónica Ferro, e “Empowering Diplomacy Through Women”, moderado por Luís Amado. Estes painéis trazem ao ISCSP-ULisboa o debate sobre os desafios profissionais, pessoais e culturais do exercício da carreira diplomática para as mulheres e sobre o que é possível esperar do futuro nesta matéria. A conferência será encerrada por Tiago Maurício, diplomata do Instituto Diplomático e antigo aluno do ISCSP.
Numa altura em que, apesar de todos os progressos registados nos últimos 50 anos, a participação das mulheres em matérias de política externa e a diplomacia continua a demonstrar disparidades em relação à participação masculina, a conferência apresenta-se como uma oportunidade para diplomatas, políticos, académicos e público em geral conhecer as especificidades da carreira diplomática e debater a realidade do seu exercício por mulheres.
Esta conferência resulta da organização conjunta entre o ISCSP-ULisboa, a Associação de Mulheres Embaixadoras (AWA) – associação constituída por 22 Embaixadoras acreditadas em Portugal -, e o Instituto Diplomático.
Consulte o cartaz e participe nesta iniciativa!