Falecimento do Professor Catedrático do ISCSP-ULisboa João Pereira Neto

28 julho 2023

É com profundo pesar que o ISCSP informa a comunidade académica do falecimento do Professor Catedrático do ISCSP-ULisboa João Pereira Neto,

Nascido em Lagos em 1935, João Baptista Nunes Pereira Neto tornou-se aluno do então Instituto Superior de Estudos Ultramarinos (ISEU), no ano letivo de 1955/1956 e logo após terminar a Licenciatura no Curso de Administração Ultramarina foi convidado pelo Professor Adriano Moreira em 1958 para assistente do ISEU e secretário-adjunto do Centro de Estudos Políticos e Sociais.

Em 1960, obteve o Diploma em Altos Estudos Ultramarinos onde elaborou a dissertação intitulada “O progresso Económico e Social das Populações Indígenas em África ao Sul do Saara” e em 1964 concluiu o seu Doutoramento em Estudos Ultramarinos com a tese intitulada “Angola. Meio Século de Integração”, tese que lançou as bases de investigação posterior nos domínios da Antropologia Política, do Multiculturalismo, das relações Raciais, do Desenvolvimento e Mudança Cultural e da Cultura Organizacional da Administração Pública. Também em 1960, foi convidado para Inspetor e Chefe de Repartição do Gabinete dos Negócios Políticos do Ministério do Ultramar.

Em 1968 e na sequência da aprovação em concurso de provas públicas para Professor Extraordinário do grupo de cadeiras designado por Estudo das Populações Nativas, foi-lhe concedido o título de Professor Agregado e em 1970 foi aprovado no concurso de provas públicas para professor catedrático do 2.º grupo de disciplinas, intitulado Ciências Económicas e Povoamento.

Entre 1974 e 1980 esteve afastado da docência por razões políticas.

Ao longo de toda a sua carreira docente, assumiu a coordenação e regência de múltiplas disciplinas fundamentais na estrutura académica e científica do ISCSP, coordenou o Mestrado em Ciências Antropológicas e teve a seu cargo a pós-graduação em Islamismo. Do ponto de vista do seu contributo enquanto docente, cumpre ainda destacar a sua colaboração com diversas instituições universitárias como é o caso da Universidade Internacional e Instituto Superior Politécnico Internacional, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Universidade de Coimbra, Universidade de Nova de Lisboa, Universidade de Sevilha, Universidade Lusíada, Universidade Autónoma – Luís de Camões.

Foi autor de vários artigos e obras de referência e orientou e participou em júris de diversas provas públicas de mestrado, doutoramento e agregação nos domínios da Antropologia, Sociologia, Ciência Política e fez parte de júris constituídos para a avaliação de candidatos aos diversos graus da carreira de investigação científica e colaborou na Revista de Estudos Políticos e Sociais do ISCSP.

Desenvolveu ainda um amplo conjunto de atividades de investigação Científica junto do Instituto de Investigação Científica Tropical, do Museu da Sociedade de Geografia e assumiu responsabilidades de relevo na Comissão Nacional de Eleições, Associação dos Amigos do Tejo, Crédito Agrícola Mútuo, SIPEC – Sociedade Internacional de Promoção do Ensino e Cultura, S.A., APESP – Associação Portuguesa de Ensino Superior Particular e na CEP – Confederação do Ensino Particular e foi fundador da Associação Portuguesa de Antropologia e fundador da Associação Portuguesa de Sociologia, e sócio fundador e Presidente do Conselho Fiscal da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social e Sócio-gerente da ANTROPOS – Sociedade de Estudos de Sociologia e Antropologia.

Participou nos órgãos de gestão do Instituto de onde se destaca a função de Presidente do Conselho Pedagógico do ISCSP, entre 1986 e 2005, e foi Investigador Integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), na área da Antropologia.

Jubilado desde 1 de setembro de 2005, o Professor João Pereira Neto era Secretário-Perpétuo da Direção da Sociedade de Geografia de Lisboa e Vice-Presidente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.

O ISCSP deixa um sentido agradecimento por toda a dedicação e profundo compromisso que sempre assumiu perante o Instituto e toda a sua comunidade. Deixa-nos um legado imenso que o Instituto preservará para a posteridade.

Até Sempre Senhor Professor João Pereira Neto.