
A pós-graduação em Comunicação e Marketing Político reúne alguns dos melhores profissionais da esfera política, com vasta experiência nas várias áreas abordadas, do jornalismo político à assessoria, da representação à liderança partidária.
A formação está organizada para dotar e reforçar competências necessárias a quem pretenda conceber, implementar e avaliar ações de comunicação nas diversas áreas da atividade política: governamental, partidária e autárquica; no processo de competição eleitoral; na atividade dos grupos de interesses e de pressão e/ou das organizações não-governamentais.
Os conteúdos são lecionados tendo por base uma abordagem estratégica ao processo de comunicação política. O plano de estudos está desenhado para ministrar competências relacionadas com a compreensão sistémica do fenómeno da comunicação e da atividade política e competências que abrangem um conjunto de técnicas e de instrumentos necessários à concretização eficaz de ações de comunicação política.
A componente prática desta pós-graduação tem sido apontada como uma das suas grandes mais-valias, na medida em que permite a quem o frequenta uma verdadeira experimentação das técnicas, fórmulas e modelos aprendidos.
O curso destina-se a cientistas sociais (sociólogos, politólogos, antropólogos, economistas) bem como a profissionais que atuem ou pretendam atuar na esfera política, como jornalistas, consultores, assessores de imprensa, diretores e gestores de comunicação e marketing, especialistas em government affairs ou relações institucionais.
Composta por dez unidades curriculares, a pós-graduação em Comunicação e Marketing Político conta com nove docentes fixos e dez convidados que participação nos workshops que compõem o seminário técnico. Estes decorrerão ao longo do ano letivo e visam demonstrar a aplicabilidade prática dos conteúdos e desafiar os participantes a refletir sobre o status quo de diferentes áreas temáticas, como sejam a relação entre o humor e a política, o fenómeno das fake news, a emergência dos novos movimentos populistas e o papel das tecnologias no desenvolvimento de uma nova era na comunicação política.