Análise Estratégica: a perceção da conjuntura no Século XXI

31 maio 2019

Diminuir o grau de incerteza no processo de tomada de decisão, minimizar o efeito da surpresa estratégica e antecipar o futuro são objetivos comuns aos Estados e organizações na realização dos seus objetivos estratégicos.

No quadro da longa tradição do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa) na realização de estudos da Conjuntura e Prospetiva, o Instituto de Estudos Políticos e Estratégicos (IEPE) tem como missão o desenvolvimento de competências de análise no campo dos Estudos Estratégicos especialmente orientados para situar fenómenos, identificar atores e percecionar tendências; e que permitam melhor compreender o ambiente estratégico e responder prospetivamente à complexidade geopolítica, geoeconómica e geostratégica que marca o século XXI.

Neste contexto, o IEPE, em articulação com os centros de investigação do ISCSP-ULisboa, tem vindo a promover uma investigação-ação em matéria de análise estratégica de apoio à tomada de decisão; e tem vindo a contribuir para o reforço da transferência de conhecimento do ISCSP na vertente da formação avançada, da consultoria, e da prestação de serviços a instituições públicas e privadas.

Em colaboração com o Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG), o IEPE tem organizado um conjunto de cursos de pós-graduação com elevados padrões de qualidade, que integram as vertentes da teoria da estratégia, da análise geopolítica, da tomada de decisão estratégica e da segurança e intelligence enquanto instrumentos de apoio à tomada de decisão.

Da múltipla oferta disponibilizada, refiram-se as pós-graduações em Governance and Strategic Intelligence (com incidência na competição estratégica organizacional), a pós-graduação em Corporate Diplomacy (orientada para os negócios internacionais), e a pós-graduação em Informações em Segurança (que visa o desenvolvimento de métodos e técnicas de análise aplicadas às questões da segurança, riscos e ameaças).

O sucesso formativo destas Pós-graduações resulta da eficaz combinação entre um sólido quadro teórico e uma análise aplicada, expressando as vantagens de que se reveste um corpo docente com diferentes formações e percursos académicos.

Em síntese, a construção e aplicação de Metodologias, Modelos e Matrizes de análise úteis aos sistemas decisório, comunicacional e informacional dos Estados e das organizações constitui o centro de gravidade da oferta pós-graduada do ISCSP-ULisboa, a Escola onde se pensa o amanhã.

Conheça as pós-graduações na área de Estudos Políticos e Estratégicos, AQUI.