Construção de uma sociedade para todos/as

26 julho 2021

“A inclusão das pessoas com deficiência é um elemento central para a concretização da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável. Quando removemos obstáculos que reduzem as oportunidades das pessoas com deficiência é toda a sociedade que beneficia!”

António Guterres, Secretário-Geral da ONU

- A entidade onde trabalha (pública ou privada) quer tonar-se mais inclusiva, promovendo a diversidade e cumprindo as exigências legais em vigor?

- Trabalha na área da deficiência e sente necessidade de atualizar e aprofundar competências e conhecimentos relacionados com inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência?

- Aspira trabalhar nesta área e quer diferenciar-se de outros/as candidatos/as?

O Instituto de Estudos Pós-Graduados e o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos do ISCSP-ULisboa desenvolveram o curso indicado para si: a pós-graduação em Deficiência, Cidadania e Inclusão Social.

Sob a coordenação científica de Paula Campos Pinto que tem vasta experiência nesta área - presidiu ao Mecanismo Nacional de Monitorização da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (até 2021), foi fundadora e coordena o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), entidade pioneira e responsável pelo Relatório anual “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos” publicado desde 2017 – o curso reúne ainda uma equipa multidisciplinar de docentes, académicos e profissionais, todos com experiência na área da deficiência.

A pós-graduação em Deficiência, Cidadania e Inclusão Social irá proporcionar-lhe conhecimento avançado, abrangente e interdisciplinar e as ferramentas práticas para o desenvolvimento, implementação e avaliação de estratégias, políticas e projetos inclusivos nas organizações – empresas,  setor social, autarquias e outros serviços públicos e instituições de ensino - contribuindo para a construção de uma sociedade para todos/as.

Sabia que investigação realizada pela OIT revelou que a exclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho pode fazer reduzir em 7% o Produto Interno Bruto de uma nação?

No momento em que o país se prepara para implementar um ambicioso Plano de Recuperação e Resiliência para ultrapassar a crise económica e social provocada pela pandemia é imprescindível contar com o contributo de todos!

Em Portugal 18% da população tem algum tipo de deficiência. O mais recente relatório do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos mostra as desigualdades que subsistem na sociedade portuguesa entre a população com e sem deficiência – no risco de pobreza (33% vs 18%), na taxa de abandono escolar precoce (22% vs. 12%), na taxa de emprego (58,4% para 77,4%).  Travar este desperdício de talento, eliminar as formas de exclusão que atingem as pessoas com deficiência e garantir a sua plena participação social, é uma tarefa do Estado e de toda a sociedade. Mas para a concretizar é necessária formação especializada!

A pós-graduação em Deficiência, Cidadania e Inclusão Social é a resposta que procura! O curso reúne uma equipa multidisciplinar experiente na área da deficiência, conhecedora das políticas mas também das práticas de implementação nas organizações, que lhe proporcionará a sólida formação teórico-prática de que necessita para fazer parte desta mudança!

Esperamos por si!

⇒ Conheça a pós-graduação em Deficiência, Cidadania e Inclusão Social aqui.