Saltar para o conteúdo principal

Empreendedorismo e Inovação: transformar conhecimento em projetos de valor-acrescentado para o mercado

16 julho 2019

Vivemos hoje mergulhados no paradigma do empreendedorismo, que nos exige sermos capazes continuamente de resolver problemas, propor soluções e explorar novos desafios… Por outras palavras: que nos exige sermos capazes continuamente de empreender! Mas empreender não é assim tão imediato… “Empreender” requer técnica, arte e estilo de vida para criar projetos inovadores, eficazes e duradouros! E tal não se consegue, apenas, adquirindo novos conhecimentos todos os dias. É preciso sermos capazes de inovar e transformar esse conhecimento em soluções, projetos e respostas concretas, diferenciadoras e geradoras de alto valor-acrescentado.

É para dar resposta a esta necessidade que nasceu a pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação do Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG) do ISCSP-ULisboa, que tem como objetivo desenvolver a Atitude Empreendedora, vulgo Mindset Empreendedor, e assim transformar os formandos em Agentes Ativos, capazes de propor, estruturar e gerir projetos novos, inovadores e com valor-acrescentado para o mercado. Estes novos projetos podem vir a ser explorados de forma autónoma (i.e. criando de novos negócios) ou dentro de organizações que já existam (i.e. propondo novos projetos/programas, melhorando produtos/serviços ou gerindo novas sucursais ou unidades de negócio).

Por isso esta pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação destina-se, não apenas àqueles que procurem desenvolver um novo negócio ou projeto, mas a todas as pessoas que busquem construir propostas e soluções novas, inovadoras e capazes de trazer mais-valias para as suas empresas, organizações e para a sua comunidade. Nesse sentido, ao longo dos 10 módulos técnicos e comportamentais da pós-graduação, os formandos vão elaborando o plano do seu negócio/projeto, que culmina na sua apresentação perante um júri constituído por especialistas e parceiros. No entanto, para além da ênfase nas matérias típicas de um “bom plano de negócios”, esta pós-graduação procura desenvolver as competências soft e a motivação dos seus formandos, fazendo jus à máxima “muito mais do que um emprego, o empreendedorismo é fundamentalmente um estilo de vida!” Tal é conseguido através do uso de métodos ativos e experienciais, em que as Sessões de Pitch ocupam um lugar de destaque.

Em síntese: porque é que esta pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação do ISCSP-IEPG é melhor do que outras no mercado? Por três razões fundamentais! Em primeiro lugar, porque visa o desenvolvimento da Atitude Empreendedora, tornando as pessoas capazes de procurar soluções inovadoras e eficazes. Em segundo lugar, porque combina a ênfase na vertente hard do plano de negócios com a vertente soft e motivacional do estilo de vida empreendedor. E em terceiro lugar, porque esta pós-graduação está imersa num ecossistema cada vez mais vibrante e desafiante para todos aqueles que buscam a novidade e a proposta de novas soluções!

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar