Saltar para o conteúdo principal

Igualdade de Género: um bem para todos e todas

25 setembro 2020

Em que consiste a igualdade de género? Que conquistas têm sido feitas e que caminhos há ainda a percorrer? Como se caracterizam e estruturam as relações de género nas sociedades contemporâneas? A pós-graduação em Igualdade de Género do ISCSP-ULisboa, coordenada por Anália Torres e Diana Maciel, procura dar resposta a estas questões.

A pós-graduação em Igualdade de Género, no âmbito do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), e organizada pelo Instituto de Estudos Pós-Graduados (ISCSP-IEPG), unidade orgânica do ISCSP-ULisboa que visa o desenvolvimento da oferta educativa de formação avançada, pretende responder a estas e outras interrogações. Para além disso, visa dar conta do conhecimento que os estudos de género, feministas e sobre as mulheres produziram e respetivos efeitos de transformação importantes na vida quotidiana. Embora os temas da igualdade de direitos estejam cada vez mais na agenda pública, há avanços e recuos e a persistência das desigualdades de género desafia-nos a procurar análises mais sólidas.

Desde a sua criação em 2012, que o CIEG é o único centro em Portugal que se dedica exclusivamente aos estudos de género e integra, desde 2015, a rede de centros de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo obtido a classificação de Excelente nas duas avaliações promovidas pela FCT desde então. O Centro reúne um conjunto de investigadoras/es reconhecidas/os nacional e internacionalmente e com elevado grau de expertise e conhecimento, reunindo as condições ideais para o desenvolvimento da pós-graduação em Igualdade de Género com grande potencial.

O CIEG e a sua equipa de investigadores/as têm participado ativamente em projetos de investigação-ação no domínio da Igualdade de género junto de uma vasta diversidade de públicos, o que revelou com clareza a necessidade e a relevância de apresentar a vários públicos a pós-graduação em Igualdade de Género . A experiência de avaliação dos Planos Nacionais para a Cidadania e Igualdade de Género bem como projetos de pesquisa como o Assédio Moral e Sexual no Local de Trabalho com impacto na lei portuguesa sobre o assédio, o projeto Igualdade de Género ao Longo da Vida, o IGOS - Igualdade de Género - Odivelas e Seixal, e o Igualdade de Género nas Empresas – Break Even, permitiu ao CIEG enriquecer a produção científica e a transmissão de conhecimentos.

pós-graduação em Igualdade de Género alia a participação de membros da equipa do CIEG com a experiência e conhecimento científico de outros especialistas nacionais com o objetivo de proporcionar aos/às alunos/as uma reflexão alargada e potenciar a capacidade crítica, bem como um conhecimento aprofundado e a aquisição de competências teóricas e práticas acerca das temáticas da Igualdade de Género.

⇒ Conheça a pós-graduação em Igualdade de Género.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar