Juntar os conhecimentos teóricos com os aspetos particulares da prática diária no setor da saúde

6 agosto 2020

A pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde, articulada com o ISCSP-IEPG, está reconhecida pela Ordem dos Médicos, através do Colégio da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde, desde 2017.

Na sua 6.ª edição consecutiva, conta com um grupo de docentes de excelência, em matéria de Políticas e Sistemas de Regulação na Saúde, Gestão de Recursos Humanos, Satisfação e Qualidade em Saúde, Direito e Legislação na Saúde, Inovação em Saúde, Informação, Comunicação e Marketing, Ética e Governance, Financiamento, Negociação e Contratualização na Saúde, Logística e Gestão da Cadeia de Valor nos Serviços de Saúde. No último módulo são ainda lecionados cinco Seminários de Administração e Gestão de Saúde com o objetivo de dar a possibilidade aos alunos de aprofundar áreas temáticas optativas ao encontro dos seus interesses. O objetivo é proporcionar uma nova experiência correspondendo da melhor forma às suas expectativas, permitindo o debate e a discussão de casos práticos na área da gestão, administração e governação da saúde.

Com os referidos conteúdos, esta pós-graduação pretende:

• Dar a conhecer as teorias e conceitos, os métodos, as técnicas e instrumentos de Gestão que facultem um quadro de referência adequado à sua aplicação prática;
  • Formar quadros superiores de organizações, públicas, privadas e ou sociais, com elevada capacidade técnica e conhecimentos específicos neste sector, que permitam o desenvolvimento e reforço da capacidade competitiva das suas organizações;
  • Adquirir competências na área da gestão e administração de serviços de saúde;
  • Promover a interação entre alunos e formadores com aplicação prática dos conhecimentos através da análise de casos;
  • Incentivar a “produção do saber” através da realização de trabalhos académicos e respetiva publicação.

Preferencialmente, a pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde destina-se a:

• Quadros superiores (Administradores, Gestores, Diretores e Coordenadores) do setor da saúde que pretendam atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos na área científica da Gestão;
  • Profissionais de saúde: Médicos, Médicos Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica;
  • Licenciados das áreas de Gestão, Economia, Finanças, Direito, Tecnologias da Saúde, Serviço Social e outros Técnicos Superiores com responsabilidades de gestão no setor público, privado e/ou social;
  • Outros dirigentes de instituições de saúde (Conselhos de Administração/Diretores executivos de ACES/Coordenadores de Unidades Funcionais).

É, ainda, objetivo promover uma maior interligação entre os cursos conferentes de grau - licenciatura, mestrado e doutoramento - com os cursos profissionalizantes, nomeadamente pós-graduação e/ou cursos de formação especializada, normalmente solicitados por entidades públicas e privadas. Esta integração entre o modelo académico e o modelo profissionalizante, apresenta uma mais valia, pois permite uma vivência do sector da saúde por diferentes prismas, partilhando e alinhando os conhecimentos teóricos com os aspetos particulares da prática diária.

O sector da saúde não pode ser observado como qualquer outro sector de atividade, pois apresenta um conjunto de particularidades e especificidades que o tornam único.
É, pois, com responsabilidade e absoluta convicção, que afirmamos que a pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde do ISCSP-ULisboa é, no panorama atual da formação na área da saúde, uma referência nacional de qualidade.