
A pós-graduação em Antropologia Biológica e Forense do ISCSP trata-se de um curso essencial para uma visão especializada nas diferentes áreas da Antropologia Biológica e respetivas aplicações (contexto forense, contexto arqueológico, contexto conservacionista, entre outros), aplicado ao trabalho prático e à investigação.
É uma pós-graduação dirigida aos profissionais que querem obter formação avançada na área da Antropologia Biológica e Forense providenciando formação teórica e uma componente laboratorial essenciais a todos os que têm interesse nas seguintes áreas de investigação:
i) evolução e biologia humanas (paleoantropologia, paleopatologia, diagnose sexual e etária, entre outras);
ii) evolução e biologia dos restantes primatas (conservação, comportamento, cognição e outras áreas da primatologia);
iii) no comportamento e profiling (na área da antropologia forense e criminal).
A pós-graduação em Antropologia Biológica e Forense complementa a formação de antropólogos, arqueólogos, biólogos, médicos, psicólogos, criminalistas, sociólogos, juristas, veterinários, entre outros e é única em Lisboa.
O corpo docente possui alguns dos mais conceituados investigadores das respetivas áreas do saber pertencentes quer ao mundo académico quer ao restante mundo laboral, com formação em Portugal e no estrangeiro.
Esta pós-graduação é uma mais-valia para todos os que querem aprofundar conhecimentos nas áreas das respetivas unidades curriculares do curso:
- Profiling;
- Criminologia;
- Osteologia e métodos e trabalhos de campo;
- Perfil Biológico e paleopatologia;
- Paleoprimatologia e Primatologia;
- Paleoantropologia;
- Genética humana e as técnicas extrativas de ADN;
- Antropologia Forense;
- Psicopatologia, entre muitas outras áreas de conhecimento (ver lista completa de unidades curriculares obrigatórias e optativas).
Este curso procura ainda melhorar as práticas profissionais não esquecendo os problemas de natureza ética ligados ao manuseamento de ossadas humanas e de outros primatas bem como a outro tipo de património ou ainda informação sensível e confidencial como é o caso dos dados médicos na área da psicopatologia, da medicina legal e da vítimologia.
A pós-graduação é, portanto, direcionada para aqueles que procuram uma cada vez maior especialização nesta área do saber, especialização essa que vai sendo cada vez mais procurada pelas entidades empregadoras, sobretudo quando falamos de um campo científico tão sensível e específico como este.
Contudo, no final do curso, o profissional pós-graduado não deixará de ter uma visão e abordagem de complementaridade e interdisciplinaridade, cruzando conhecimentos de diferentes áreas: jurídica, médica, psicológica, evolutiva, forense, arqueológica, biológica.
⇒ Saiba mais sobre a 10.ª edição deste curso, aqui.