Saltar para o conteúdo principal

Edições ISCSP editam livro “São Tomé e Príncipe como Gateway Regional - Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável"

18 setembro 2020

“São Tomé e Príncipe como Gateway Regional - Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável”, foi editado pelas Edições ISCSP e é da autoria de Maria das Neves de Sousa.

A economista e ex-Primeira-ministra de São Tomé e Príncipe, Maria das Neves de Sousa, apresentou no dia 18 de setembro de 2020, no ISCSP-ULisboa, o livro “São Tomé e Príncipe como Gateway Regional - Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável”, editado pelas Edições ISCSP.

A obra surge na sequência da tese de doutoramento de Maria das Neves de Sousa em Ciências Sociais, Especialidade em Desenvolvimento Socioeconómico, do ISCSP-ULisboa, com o título “São Tomé e Príncipe como Gateway Regional - Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável”, orientada pelo Professor do ISCSP-ULisboa Heitor Barras Romana e coorientada pela Professora do ISCSP-ULisboa Carla Guapo da Costa.

A autora explicou que esta investigação teve como objetivo mostrar que São Tomé e Príncipe “é economicamente viável no contexto regional em que está inserido”, tendo para isso feito um “levantamento das potencialidades de São Tomé e Príncipe para aferir se elas são suscetíveis de garantir um desenvolvimento sustentável do país, através da alavancagem de fatores como a prestação de serviços, turismo e zonas francas”.

Maria das Neves de Sousa defende que as potencialidades do país “bem exploradas poderão contribuir para um novo ciclo económico” e apresenta como solução a transformação deste arquipélago num Gateway Regional. A autora são-tomense explica que “através do seu posicionamento geoestratégico podem constituir uma porta para fazer este intercambio entre as várias partes do mundo”.

Na obra “São Tomé e Príncipe como Gateway Regional - Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável” é também explicado que “aqueles países, sobretudo os pequenos estados insulares, que adotaram a sua estratégia de desenvolvimento baseado na prestação de serviços, hoje atingiram outros patamares de desenvolvimento”. Por outro lado, “aqueles que montaram a sua estratégia de desenvolvimento com base na agricultura e nas pescas, continuaram com níveis de desenvolvimento muito baixos.

“Considerando que o país tem potencialidades para se transformar num gateway o que tem de se fazer é potenciar o setor terciário da economia de modo a alavancar o país e encontrar um novo ciclo económico que possa contribuir para a sua sustentabilidade  e desenvolvimento”, concluiu a antiga aluna do ISCSP e ex-Primeira-ministra de São Tomé e Príncipe.

Na sessão, o Presidente do ISCSP-ULisboa, Professor Ricardo Ramos Pinto, salientou “o brilhantismo e determinação” de Maria das Neves de Sousa, que “nem com a pandemia se deixou abalar e manteve o seu objetivo de lançar este livro”.

A apresentação do livro decorreu no espaço exterior do ISCSP-ULisboa, tendo em consideração as regras gerais sanitárias emanadas pela DGS e o Plano de Contingência COVID-19.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar