Saltar para o conteúdo principal

ISCSP coorganiza Seminários Virtuais, dedicados à Gestão, Governança e Inovação Pública

24 novembro 2020

O primeiro evento do Metrópole – Seminários Virtuais está marcado para dia 23 de setembro, às 18 horas.

O ISCSP-ULisboa, através do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), juntamente com a Associação GIGAPP (Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Politicas Publicas)  e algumas universidades ibero-americanas do Brasil, Chile, Espanha e México, está a organizar os Seminários Virtuais Metrópole, dedicados à Gestão, Governança e Inovação Pública.

A iniciativa como objetivo discutir abordagens teóricas e empíricas sobre gestão, governança e inovação pública que alcancem a expansão da participação do cidadão, a democracia deliberativa e a articulação entre a sociedade civil, o Estado e a academia para alcançar maior efetividade na implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável de metrópoles, cidades e outros espaços urbanos.

Os seminários irão decorrer nos dias 23 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro de 2020 e está prevista a partilha de experiências ibero-americanas do Brasil, Chile, México, Portugal e Espanha, através da participação de estudantes, profissionais do setor público e investigadores.

Cada um dos seminários terá blocos temáticos de duração máxima de duas horas, onde serão abertas mesas de discussão. Os idiomas dos seminários virtuais serão em espanhol e português, conforme a preferência dos palestrantes.

O evento será transmitido de forma gratuita, através do youtube, e carece de inscrição obrigatória, que poderá ser feita na plataforma Eventbrite.

O primeiro seminário, que decorre a 23 de setembro, às 18 horas, tem como tema “Ação coletiva e participação cidadã na gestão democrática da cidade”, onde irá participar como oradora a  Professora do ISCSP-ULisboa Helena Martins Teles. Partindo das teorias do novo institucionalismo e da governança pública, serão apresentadas algumas reflexões a partir do estudo comparativo das grandes cidades da América Latina, expondo tanto os avanços quanto os desafios para uma gestão metropolitana democrática na região.

Já a 21 de outubro, o segundo seminário é dedicado ao tema “Casos e contextos de governança metropolitana no Espanha, México, Brasil e Portugal” e terá entre os oradores Joaquim Caeiro, Professor do ISCSP-ULisboa. O ciclo de seminários termina a 18 de novembro com “Inovação pública para o desenvolvimento territorial: academia, sociedade civil e estado em interação”, que contará com a participação do Professor do ISCSP-ULisboa Pedro Fonseca.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar