ISCSP, mais que uma Escola, são 115 anos de história com futuro

23 fevereiro 2021

O ISCSP-ULisboa faz 115 anos, mas não é apenas uma Escola. No Instituto cabem alunos que perseguem sonhos, professores e colaboradores que consolidam carreiras, investigadores que fazem nascer novos projetos. No Instituto há sobretudo histórias com futuro. Prova disso são os nossos atuais e antigos alunos, pois a história faz-se das pessoas e das suas vivências.

Para quem escolhe o ISCSP para estudar, seja qual for ciclo de estudos em que ingressa, não será difícil colecionar momentos que marcam a memória e nos moldam para o futuro. Convicto disso está Francisco Soalheiro, aluno da licenciatura em Ciência Política, que refere que o ISCSP não lhe deu apenas a “possibilidade de evoluir na carreira, mas também a nível pessoal”, pois ganhou “novas perspetivas na forma de ver as coisas”. No ISCSP, Marisa Galrito, aluna de Sociologia, descobriu o associativismo através do núcleo do curso e afirma que essa experiência lhe deu “uma grande bagagem de interajuda, responsabilidade e união”.

Também Beatriz Mestre, aluna de Serviço Social, encontrou no Instituto não apenas uma escola, mas também “o carinho, a atenção e a empatia dos professores  que me mostraram que estava no caminho certo”. Já no mestrado de Gestão e Políticas Públicas, após ter feito a licenciatura no ISCSP, Carlos Lima refere-se ao Instituto como “uma família e 1001 experiência, pessoais, académicas e além da faculdade”. Estudante desde 2017, assume que “foi sempre a aprender, a conhecer novas pessoas e entrar no espirito da valorização das pessoas e daquilo que é a dimensão do conhecimento”. Por sua vez, Andreia Melchiades Soares veio do Brasil e chegou ao ISCSP para ingressar no mestrado em Comunicação Social, mas aqui viu alimentada a sua sede de conhecimento e hoje é aluna do doutoramento em Ciências da Comunicação. Mais que uma faculdade, Andreia acredita que o ISCSP lhe abriu portas a que o seu future passe por Portugal, pois “o mestrado permitiu ingressar no mercado de trabalho”