Saltar para o conteúdo principal

ISCSP-ULisboa acolhe Conferência “Presença Africana em Lisboa” e inaugura Exposição “Linguagens de Liberdade: 50 anos de Independência(s)”

20 maio 2025

No passado dia 14 de maio, teve lugar no ISCSP-ULisboa a Conferência “Presença Africana em Lisboa”, uma iniciativa integrada no Projeto “50 anos de independência no espaço lusófono”, promovido em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Arquivo Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.

Este encontro assinalou o cinquentenário da independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e contou com as intervenções de abertura do Presidente do ISCSP, Ricardo Ramos Pinto, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia.

A conferência prosseguiu com dois painéis, em que o primeiro contou com a intervenção de Isabel Castro Henriques, dedicada ao tema “Lisboa Africana: história e conhecimento”. O segundo painel iniciou-se com a apresentação de Álvaro Nóbrega, intitulada “Presença Africana no ISCSP”, seguida da intervenção de Isabel Soares, que abordou “O ISCSP e a comemoração de 50 anos de independências no pós-25 de Abril”.

Seguiu-se a pré-apresentação da exposição “Linguagens de Liberdade: 50 anos de Independência(s)”, conduzida pelo Dr. José Pacheco Pereira.

O momento de encerramento da conferência deu lugar à inauguração oficial da Exposição, localizada junto à Janela Ephemera, com a presença do Presidente do ISCSP, do Dr. José Pacheco Pereira e da Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Arquiteta Filipa Roseta.

A exposição reúne materiais efémeros de arquivo dos países de expressão lusófona cuja independência foi conquistada na sequência do 25 de Abril. Entre cartazes, livros escolares, discursos e outros registos históricos, a mostra celebra os percursos de autodeterminação de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, refletindo as múltiplas linguagens da liberdade e da construção identitária pós-colonial.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar