ISCSP-ULisboa é parceiro estratégico em programa financiado pelo ERASMUS+ - Parcerias Estratégicas - MARPE Diplo

30 outubro 2018

O MARPE Diplo é um projeto que visa explorar as temáticas da Diplomacia Pública, Corporativa e Cívica, disciplinas emergentes nas áreas de ciências da comunicação, relações internacionais, ciência política e estudos estratégicos, para pesquisar e desenvolver as suas aplicações mais amplas no contexto de negócios e comunicação da e na sociedade civil. O objetivo é desenvolver uma perspetiva europeia adequada, baseada na esfera pública e influências da sociedade em rede, já que há uma necessidade crescente de afirmar maior transparência e sensibilidade sobre operações, processos e governança geral.

A Rede MARPE (Université Lorraine, líder do projeto; Universidade Lisboa - ISCSP; Coordenação Científica; Artevelde University College, coordenação ISP; Universidade Cardenal Herrera CEU, Comunicação e Divulgação; Universidade Bucareste, Controlo de Qualidade e Avaliação) lança um projeto de 3 anos sobre diplomacia pública, empresarial e cívica, financiado pelo Erasmus + (Setembro de 2018 - Agosto de 2021).
Incluindo várias atividades de pesquisa e educação, bem como workshops com profissionais, o projeto é apoiado por 11 parceiros associados: 5 Associações profissionais de relações públicas (Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa - APCE (PT), Corporate Excellence - Center for Reputation Leadership (SP), Chartered Institute of Public Relations - CIPR (UK), C² Square (B) and Asociatia Romana de Relatii Publice - ARRP (RO)); 3 Knowledge organisations (Euprera; GovLab, The Governance Laboratory @NYU and Protagoras (B) um Think Tank para investigadores e profissionais em comunicação política e estratégica.); 2 Investigadores independentes e um Perito (Roger Hayes: LKY School of Public Policy, NUS, Singapore; Bruno Asdourian: University of Fribourg e Pierluigi Puglia: Chefe de Imprensa e Relações Públicas - Porta-voz do Reino Unido em Itália, Embaixada Britânica em Roma).

Este projeto é coordenado por Sónia Sebastião, coordenadora da Unidade de Coordenação de Ciências da Comunicação do ISCSP-ULisboa, em estreita colaboração com as Unidades de Coordenação de Relações Internacionais, Ciência Política e Estudos Estratégicos, tendo Susana de Carvalho Spínola, docente do Instituto, como pessoa de contacto.

Várias são as atividades programadas, como cinco workshops – MAPE Talk, diversas publicações, uma conferência internacional a decorrer no ISCSP, bem como duas edições de um Intensive Studie Programme (ISP). A primeira edição do ISP decorrerá em Ghent, Bélgica, com uma duração de 14 dias e onde participarão 10 alunos de mestrado, do ISCSP-ULisboa. Durante o ISP decorrerá uma visita à Comissão, Parlamento e Serviço de Ação Externa da União Europeia, bem como serão desenvolvidas palestras e workshops com professores e peritos convidados para refletirem sobre diplomacia pública, empresarial e cívica.