Professora do ISCSP integra direção da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia

19 julho 2021

A Professora do ISCSP-ULisboa Stella Bettencourt da Câmara integra, enquanto vogal, a atual direção da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG).

Já em 2019 a docente do ISCSP-Lisboa também fez parte do livro da SPGG “A Geritaria e Gerontologia no século XXI. Da Clínica à Integração, Participação Social e Cuidados Globais às Pessoas Idosas.”, com o capítulo “A institucionalização da Gerontologia nos EUA e em Portugal.”. Nesse capítulo é recordado o papel que o Professor do ISCSP-ULisboa Almerindo Lessa nesta área, enquanto co-fundador do Centro Internacional da Gerontologia Social, em 1969, e na organização do I Curso Internacional de Gerontologia Social, em 1970.

A relação do ISCSP-ULisboa com a área de Gerontologia Social é já antiga. Exemplo disso é o CIGS -  Centro Internacional da Gerontologia Social, que tinha sede em Paris (França), mas foi nas instalações do então designado Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina (ISCSPU) da Universidade Técnica que a declaração da sua constituição foi formalizada. E o primeiro Curso Internacional de Gerontologia Social realizou-se nas instalações do ISCSPU, em 1970.