Refugiados ucranianos já começaram aulas de português no ISCSP

27 abril 2022

Teve início no dia 26 de abril de 2022 o curso de português A1 que o ISCSP-ULisboa organizou para refugiados ucranianos. Com uma duração de 40 horas, o curso conta com 25 alunos inscritos, que ao longo do próximo mês irão adquirir as principais bases para poderem falar português e aplicarem no seu dia-a-dia.

Ariuna Bogdan é a Professora do curso de português A1. De origem russa, Ariuna Bogdan no dia 24 de fevereiro de 2022, dia em que começou a guerra na Ucrânia, decidiu que não queria mais trabalhar para o seu país, onde trabalhava como jornalista correspondente. Desde esse dia que se envolveu em ações de voluntariado, inclusivamente de aulas de português online, mas no ISCSP-ULisboa encontra “outras condições” pois poderá ter “maior proximidade” com os alunos, o que fará diferença no momento de ensinar a língua. Para Ariuna Bogdan este é o “mínimo que pode fazer” pelo povo ucraniano. Desde que os refugiados começaram a chegar a Portugal que identificou que muitos apresentam dificuldades com as línguas, “não sabem falar português, nem inglês”. Mas acredita que “vamos conseguir”, acrescentando que os ucranianos “podem vir sem falar qualquer língua, mas apanham muito rápido as regras da língua portuguesa”. Ariuna Bogdan mostrou-se entusiasmada com este novo desafio, “o ambiente numa universidade é tão bom, confortável e agradável”, concluiu.

Viktoriia Merkulova, acompanhada da filha de cinco anos, foi das primeiras alunas a chegar ao ISCSP-ULisboa. Chegou a Portugal a 8 de março e por agora já sabe dizer “bom dia”, “boa tarde” ou “criança” mas está confiante que “passo a passo” vai aumentando o léxico de palavras. Com um sorriso que não escondia o entusiasmo por iniciar a formação, explicou que para si “é importante um curso certificado de português”, pois os planos são ficar pelo menos um ano por Portugal, onde quer trabalhar e a sua filha também irá para a escola em setembro. Também Mykailo Orlov, em Portugal há cerca de três semanas, vê no curso de português promovido pelo ISCSP-ULisboa a oportunidade de “iniciar uma nova vida em Lisboa”.

Presente no momento de receção aos novos alunos do ISCSP-ULisboa. O secretário de Embaixada da Ucrânia em Portugal, Oleksandr Prokopiuk, acredita que esta é uma iniciativa “importante, que vem facilitar as primeiras comunicações” dos que agora chegam a Portugal e que, de certo modo, vai ajudar a “resolverem a vida num novo país”.

O presidente do ISCSP-ULisboa, Ricardo Ramos Pinto, explicou que o Instituto “tem procurado formas, dentro das suas possibilidades de prestar algum apoio”. “Temos competências na formação, temos uma escola de línguas com tradição de ensino do português a estrangeiros” e a possibilidade de oferecer um curso de português para ucranianos “surgiu de forma relativamente natural”, acrescentou.