Sessão pública de lançamento da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz Global Sustentável

10 agosto 2018

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), organiza no dia 21 de setembro de 2018, Dia Internacional da Paz, a sessão pública de lançamento da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz Global Sustentável – Education for Global Peace Sustainability (E= GPS), pelas 16 horas.

Este projeto desenvolvido no âmbito do ISCSP-ULisboa, a cargo de Helena Marujo, docente do Instituto, conta com a Chancela da Presidência da República e com o apoio do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular com o #16, que defende a promoção de “sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.

Helena Marujo, Augusto Santos Silva, José Filipe Mendes Moraes Cabral, Manuel Meirinho e António Serra participam nesta iniciativa que decorre no Auditório Professor Óscar Soares Barata do ISCSP-ULisboa. O exercício de "World Café" que se segue ao lançamento deste projeto realiza-se às 17 horas, na Sala Lisboa.

A Cátedra E=GPS será desenvolvida em Portugal, que de acordo com o Índice Global de Paz de 2018 é o quarto país mais pacífico do mundo. O Projeto integra já parceiros de cerca de 20 países de vários continentes, combinando as experiências e recursos dos diversos parceiros em diferentes domínios científicos. O intuito é: promover formação inovadora, inclusiva e de qualidade; realizar investigação com impacto social; difundir conhecimento; e trabalhar projetos centrados na comunidade.