
Depois de um ano com 110 iniciativas que celebraram as Ciências Sociais, o Ensino e a ligação à sociedade e ao Mundo, a comunidade académica do ISCSP-ULisboa reúne-se para celebrar o seu 111.º aniversário. O momento é também solene e de reconhecimento já que o Instituto será condecorado pela Marinha e pela Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL).
O ISCSP receberá a Medalha Naval Vasco da Gama da Marinha Portuguesa pelo facto de a Escola ter sido criada pelo Ministério da Marinha e do Ultramar em 1906, e pelos altos serviços prestados ao país no âmbito do ensino e da investigação. A condecoração será atribuída pelo Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro, ladeado pelo Almirante Luis Macieira Fragoso, ex-Chefe do Estado Maior da Armada e de Adriano Moreira, Professor Emérito da ULisboa, duas personalidades fundamentais quer para o processo de atribuição desta condecoração quer para o fortalecimento da já longa e profícua relação existente entre a Marinha e o ISCSP.
A Medalha de Honra da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), aprovada em Assembleia Geral Ordinária de 2 de fevereiro de 2016 da Instituição, distingue o elevado contributo que o ISCSP-ULisboa tem dado no ensino, investigação e formação de excelência nas mais diversas áreas das ciências sociais e políticas ao longo dos seus 110 anos. Esta condecoração será entregue por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, na condição de Presidente de Honra da Sociedade de Geografia de Lisboa.
A cerimónia conta com a presença e intervenção de António Cruz Serra, Reitor da ULisboa, e Manuel Meirinho, Presidente do ISCSP.
Recorde-se que já em 2016 o ISCSP-ULisboa foi condecorado Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.